Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > Capacitação em tutoria e mediação na plataforma moodle iniciam sexta

Capacitação em tutoria e mediação na plataforma moodle iniciam sexta

Tutores vão ter etapa de 40 horas de treinamento em curso da EaD
por Ana Carolina publicado: 25/05/2017 16h16 última modificação: 26/05/2017 13h53

A Diretoria de Educação à Distância do IFPB informa aos tutores selecionados para atuar nos cursos de Administração Pública, Computação e Informática e Pós em Gestão Pública que o curso de capacitação em Moodle terá início nessa sexta, 26 de maio.  Segundo a coordenadora da EaD, Tatiane Brito, o curso oferece as diretrizes básicas sobre educação online visando a tutoria e mediação na plataforma Moodle.

Os tutores presenciais e à distância foram selecionados para trabalhar nos cursos com base em análise curricular. É dispensado desse curso quem comprova capacitação em Moodle de 40 horas ou experiência de tutoria em Moodle de pelo menos dois anos. A relação dos que foram dispensados desta etapa será divulgado no dia 26, a tarde.

Segundo a EaD do IFPB,o curso envolve tanto o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, quanto de habilidades cognitivas, como princípios pedagógicos e metodológicos. Envolve o estudo e a prática online que favorecem a atuação do participante, enquanto aluno e tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle do IFPB.

A ambientação online será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio. Nesses dias, os participantes matriculados poderão acessar a plataforma para ambientar-se na sala de aula virtual e se informar sobre a realização do curso.

O Módulo 1 ocorre de 29 de maio a 4 de junho. O Módulo 2 vai de 4 a 12 de junho. O encerramento é às 23:55 do dia 12 de junho. O objetivo é entender as especificidades que norteiam a educação online e como funciona um curso na modalidade a distância no IFPB (papeis dos professores, tutores e alunos).

O participante vai acessar a sala de aula na plataforma Moodle do IFPB, identificando a estrutura do curso e o sistema de acompanhamento e de avaliação; atualizar o próprio perfil e acessar os perfis dos alunos, a fim de conhecê-los antes do início da tutoria; explorar as ferramentas de comunicação disponíveis no Moodle e moderar discussões em fóruns, promovendo a  interação entre os estudantes; demonstrar habilidades tecnológicas de navegação e de interação no Moodle; selecionar estratégias metodológicas capazes de motivar a participação no AVA; fazer uso das “boas práticas” e da netiqueta para apoiar a trajetória de aprendizagem.

Dúvidas podem ser enviadas através do e-mail suporte@ead.ifpb.edu.br

Em 14 de junho, deve sair o resultado dos aprovados na capacitação. Recursos podem ser interpostos no dia 15 de junho. A listagem final deve ser divulgada em 16 de junho. A entrega do Termo de Compromisso dos novos tutores está prevista para 19 de junho. Os tutores são pagos por bolsa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A seleção é para contratação temporária e o processo seletivo simplificado tem validade de dois anos.

Clique nos links para acessar os resultados da seleção: