Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 04 > Gestores falam sobre encontro na PRAF

Noticia

Gestores falam sobre encontro na PRAF

A troca de experiência, interatividade e motivação foram os pontos fortes do encontro
por Patrícia Nogueira publicado: 07/04/2017 10h19 última modificação: 07/04/2017 16h39

Um dos grandes desafios da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) é manter a equipe gestora do orçamento e das finanças do IFPB engajada, oferecendo condições para que a máquina mantenha o ritmo de trabalho desejável. 

Desde que assumiu a pasta da PRAF, o pró-reitor Marcos Vicente vem realizando encontros sistêmicos como estratégia para alcançar bons resultados tanto no âmbito da Reitoria quanto dos campi. Tais eventos têm influenciado para melhorar os fluxos de trabalho nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Hoje considerando as restrições orçamentárias o IFPB faz mais, gastando menos, graças a essa nova cultura alimentada pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças.

De acordo com os gestores que participaram do encontro da PRAF realizado no início desta semana em Campina Grande, em geral, eventos com essa especificidade contribuem para que os agentes financeiros e orçamentários sintam-se colaboradores efetivos de uma rede de unidades de ensino que busca a sua sustentabilidade.

Para o diretor-geral do Campus Santa Rita, Sabiniano Araújo, "nesses encontros realizados pela PRAF os gestores não só ouvem as orientações macro dadas pelo pró-reitor Marcos Vicente e pelo reitor Nicácio Lopes, mas, também, cada participante tem a oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas pelos profissionais da base financeira e orçamentária do IFPB".

Foi o caso do diretor de administração e finanças do Campus João Pessoa Josué Bertulino e a diretora de planejamento institucional da Reitoria Elaine Pereira de Brito, ambos deram importante colaboração para o sucesso do último encontro da PRAF.

Josué fez uso da palavra dirimindo algumas dúvidas pontuais do grupo sobre a Instrução Normativa 02/2016 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG). O documento determina a criação de um cronograma de pagamento de despesas incluindo locações, bens e serviços, tendo como critério a antiguidade da despesa.

Elaine apresentou o cronograma de treinamento do Planede e falou sobre as perspectivas de implantação dos sistemas que vão uniformizar e padronizar os produtos e serviços do IFPB, colocando ao alcance de qualquer cidadão por meio de uma plataforma simplifica já disponível no Site da Instituição.

Os novos gestores dos campi fazem avaliação positiva do encontro enaltecendo as contribuições da PRAF para as unidades de ensino. O diretor de Administração do Campus Princesa Isabel, Francisco Henrique Fernandes Júnior, ressalta que o IFPB é uma instituição que sabe valorizar e potencializar as forças de trabalho por meio do entrosamento e da troca de experiência entre as equipes.  O diretor administrativo do Campus Cabedelo Mário Jorge da Silva acrescenta que além da troca de experiência, observa-se também que os eventos da PRAF possibilitam uma avaliação das novas diretrizes do governo federal e o estabelecimento de novas metas para a administração do IFPB.

“Os nossos encontros fazem parte das estratégias que utilizamos para manter a equipe gestora sempre engajada e motivada na construção do novo IFPB que de acordo com o Planede será uma das melhores instituições da Rede Federal até 2025”, finalizou o pró-reitor Marcos Vicente. 

registrado em: