Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Planede: sistemas atuam na melhoria da eficácia da gestão

Noticia

Planede: sistemas atuam na melhoria da eficácia da gestão

Após lançamento do Planede, comunidade receberá treinamento para utilização das ferramentas
por publicado: 14/03/2017 15h31 última modificação: 27/03/2017 08h48

O IFPB está dando início a uma nova fase de sua gestão com suas ações baseadas no Planejamento Estratégico Decenal (Planede) que deverá nortear os processos de trabalho durante os próximos 10 anos.

A ferramenta, apresentada na noite desta segunda-feira (13) à comunidade acadêmica, permite que os gestores tenham uma noção de como anda sua área, acompanhando os setores que apresentam fragilidades e potencialidades.

2-Planede_Alvaro.jpgO sistema possibilita gerar atas de reuniões, sessões de brainstorm através de ferramentas específicas para cada área, tudo com vistas ao cumprimento dos objetivos estratégicos do IFPB traçados no próprio plano. De acordo com o professor Álvaro Cavalcanti, mais de 3 mil indicadores estão dispostos no sistema, inclusive comparativos com outras Instituições de Educação Superior, permitindo que se faça um balanço comparativo em busca pela excelência.

A comunidade poderá usufruir também de um plano de marketing, plano de gestão de riscos e plano de contingência, tudo vinculado à plataforma do Planede. Há possibilidade de participar de uma Sala de Reunião Virtual e de uma rede social corporativa. Muitas ferramentas pretendem gerar redução de custos financeiros e agilizar a troca de ideias entre os gestores.

Conforme destacou Álvaro em sua apresentação, o Planede incorpora muitas obrigações legais que já estão presentes desde a lei de criação dos Institutos Federais. A diferença é que se pretende internalizar e tornar hábito diário os métodos de gestão para aprimorar o alcance das metas.

Álvaro frisou ainda que o sistema utiliza muitos dados que são exportados para os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, mas que nunca eram analisados para melhorar as práticas administrativas do IFPB. Com o Planede, espera-se que os gestores tracem sua própria rotina diária com base em objetivos estratégicos.

“O treinamento para capacitar para o uso desta ferramenta deverá ocorrer durante os próximos meses”, explica Álvaro. Cada gestor e sua equipe passarão por 20h de treinamento que serão divididas em 12h presenciais e 08h de interação remota através da plataforma.

“A meta ousada é de projetar o IFPB entre a melhor instituição da Paraíba e posteriormente do Nordeste até 2025. São ações que demarcam o nosso cenário atual, a curto, médio e longo prazo até o atingimento de metas no próximo decênio. Temos ousadia, mas temos a convicção plena de que são metas plenamente atingíveis”, declarou o Reitor Nicácio Lopes.

Confira vídeo da TV IFPB sobre o evento. 

Texto: Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy – jornalistas do IFPB

Fotos: Gustavo Rodrigues - coordenador de Marketing do IFPB