Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Planede: lançamento oficial será na segunda-feira

Noticia

Planede: lançamento oficial será na segunda-feira

Planejamento Estratégico Decenal do IFPB será apresentado aos gestores
por Ana Carolina publicado: 08/03/2017 17h33 última modificação: 14/03/2017 11h06

O Planejamento Estratégico Decenal (Planede) do IFPB vai ser apresentado à comunidade de gestores da instituição em solenidade, nessa segunda-feira, 13 de março, a partir das 19h, no Hotel Manaíra, na Capital paraibana. Na ocasião, os representantes institucionais terão acesso ao Sistema de Gestão Estratégica do IFPB e terão orientações acerca do seu ativamento. Quem estará conduzindo o evento é a diretora de Planejamento do IFPB, Elaine Brito, e o professor Álvaro Cavalcanti Filho, que comandaram a comissão responsável pela elaboração dos documentos norteadores para os próximos dez anos.

A solenidade deve ter a presença do reitor Nicácio Lopes, e de todos os Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos e Assessores, vinculados à Reitoria, e ainda, os Diretores-Gerais, de Administração e de Ensino dos Campi. No total, cerca de 120 pessoas, entre chefes de gabinete, coordenadores de Gestão de Pessoas, de Pesquisa e Extensão, e representantes das coordenações de cursos devem participar do evento.

Um estudo sobre o Planede será apresentado na ocasião, rememorando também toda a elaboração do plano que norteará o Instituto Federal da Paraíba até o ano de 2025. “As pessoas estão esperando um documento estático, mas estaremos realizando a entrega de diversos Planos, de Marketing, de Gestão de Riscos, de Contingências, o IFPB Verde, que investe na sustentabilidade. Essa é uma distinção desse trabalho, é um Sistema modelado especialmente para o IFPB. Isso é revolucionário na área educacional”, destaca Álvaro Filho.

Segundo Álvaro, além de um sistema online para consulta das metas do IFPB até 2025, a comunidade terá acesso a um novo norteamento que pretende investir até na eliminação do papel na instituição e o aumento do uso de tecnologia para a resolução das questões rotineiras, como processos. O Planede fez um cruzamento de 3.400 indicadores de desempenho e todo esse conhecimento deve estar à disposição da comunidade a partir de segunda.

“A concepção trazida para o IFPB é a de que o planejamento estratégico tem de ser um processo e não uma ação única e isolada, cuja execução dos planos deve ser acompanhada diariamente e as ações corretivas adotadas com base em dados e fatos. São ferramentas que muito beneficiarão o dia-a-dia do gestor e servidor”, frisou Álvaro Filho.

A ideia é que o sistema online sirva também para a comunidade acompanhar o crescimento das metas em que a instituição se comprometeu. É o Sistema de Mensuração de Desempenho e Gestão do Planejamento Estratégico.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB