Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > III Congresso Estadual dos Grêmios Técnicos teve apoio da PRAE

III Congresso Estadual dos Grêmios Técnicos teve apoio da PRAE

85 alunos de 10 campi do IFPB participaram do encontro no Campus Cajazeiras
por publicado: 26/03/2017 11h32 última modificação: 27/03/2017 08h30

“Uma oportunidade de unir o movimento estudantil, de mobilizar os estudantes e de refletir sobre a atual conjuntura política brasileira, com foco na importância do protagonismo feminino". Foi assim que o presidente da Associação Estudantil dos Grêmios Técnicos do IFPB, Wéverton Galdino Correia, definiu a terceira edição do III CONEGT- Congresso Estadual dos Grêmios Técnicos do IFPB. O encontro está acontecendo no Campus Cajazeiras nestes dias 24, 25 e 26 de março e reúne 85 alunos de 10 campi do instituto.

Uma das principais discussões do III CONEGT, tema de mesa redonda que contou com a participação da Deputada Estadual Estela Bezerra (PSB), foi a das questões ligadas às mulheres e seu protagonismo nos espaços políticos e sociais. Também discutiu-se sobre a luta da polulação LGBT, Negritude, Reforma Trabalhista e Previdenciária e Reforma do Ensino Médio. A programação conta com atividades culturais e recebe o apoio do Campus Cajazeiras, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB e do Governo do Estado da Paraíba.

A Diretora Lucrécia Petrucci afirmou que o Campus Cajazeiras se transformou no “coração do IFPB”, durante os dias de realização do congresso. “Estamos muito felizes e cientes da responsabilidade de sediar este evento, de receber estudantes de todas as partes do estado, jovens que podem fazer a diferença, que estão aqui discutindo os problemas do país e transformando o nosso Campus em um espaço de aprendizagem política e cidadã”.

Os estudantes Luan Matheus Cassimiro, do Curso Integrado em Petróleo e Gás do Campus Campina Grande, e Naline Belo Gomes, do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Cajazeiras, vivem momentos distintos na vida estudantil dentro do IFPB. Enquanto ele é concluinte, ela está no primeiro ano. Mas ambos veem no congresso esse espaço de aprendizagem política e cidadã de que falou a diretora Lucrécia. Eles acreditam que o encontro é uma oportunidade para que os discentes possam ter uma visão mais ampla do contexto social político e econômico que os cerca, bem como compreender a sua força, as mudanças que são capazes de promover na sociedade.

O professor Suelânio Viegas de Santana, representante da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ressaltou a importância do CONEGT no sentido de fortalecer e articular o movimento estudantil no IFPB. “É um momento em que os Grêmios Estudantis se organizam de maneira sistêmica e é de fundamental importância para que tenham uma articulação e abrangência em todo o instituto. A  PRAE apoia sempre no que for possível iniciativas como esta”.

Clique aqui e acesse a página do Facebook com mais fotos do III CONEGT

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras