Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Extensionistas do Campus Cabedelo, do IFPB, avançam na integração comunitária

Noticia

Extensionistas do Campus Cabedelo, do IFPB, avançam na integração comunitária

Os processos preparatórios para o IV ENEX e os projetos de extensão consolidam o papel social da educação profissional do Campus Cabedelo do IFPB.
por publicado: 09/03/2017 10h30 última modificação: 09/03/2017 10h30

Os extensionistas do Campus Cabedelo do IFPB realizaram, nesta quarta-feira (08/03), no período da tarde, uma segunda reunião com representantes da comunidade para discutir as parcerias para a realização de atividades culturais, econômicas, artísticas e sociais no IV Encontro de Extensão (ENEX-2017). O evento será realizado em agosto com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB), no referido Campus.

O diretor do Campus Cabedelo, professor Lício Costa, fez a abertura da reunião enfatizando a importância do evento e da metodologia proposta que, segundo ele, terá repercussão no desenvolvimento das comunidades, dos municípios e do Estado da Paraíba, bem como na consolidação do ensino profissional e tecnológico de forma indissociável no IFPB.

Esteve presente na reunião a Pró-Reitora da Proexc, professora Vania Medeiros, as diretoras do órgão, professoras Maiara Melo e Eudna Barbosa, e a coordenadora de extensão tecnológica, professora Juliana de Sá.

A referida reunião foi uma oportunidade para aprofundar as reflexões sobre os benefícios do estreitamento das relações das ações da extensão com as comunidades localizadas no território onde funciona a instituição, no tocante à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Turismo de Base Comunitária

Uma das iniciativas mais interessantes da reunião foi a palestra enfocando o tema do turismo de base comunitária que foi realizada pela professora do IFPB, Sinthya Costa, lotada no Campus Soledade.

A professora Sinthya Costa destacou que a área do turismo está em fase de mutação e que dentre as possibilidades alternativas ao modelo tradicional destaca-se o turismo de base comunitária. Essa modalidade turística, segundo ela, fundamenta-se na troca de experiências entre pessoas de culturas diferentes. “Fazer turismo de base comunitária é sair de casa para viver uma experiência de vida diferenciada do nosso cotidiano”, assinalou ela.

As várias possibilidades de atividades de geração de renda através dessa modalidade turística deixaram as lideranças comunitárias, que participaram da reunião, bastante motivadas para iniciar as experiências de geração de renda e desenvolvimentos social que serão orientadas pelos extensionistas do Campus Cabedelo, com o apoio de projetos desenvolvidos sob a orientação das diretrizes da Proexc.

Algumas atividades, a exemplo da hospedagem comunitária, realização de atividades culturais envolvendo os grupos locais, oficinas de artesanato, bem como experiências gastronômicas, foram elencadas como possíveis ações que deverão ser iniciadas a partir do IV ENEX, com a possibilidade de desdobramentos com o apoio IFPB e de outras instituições públicas governamentais e da sociedade civil.

A reunião foi finalizada com o compromisso da continuidade das ações envolvendo os extensionistas, as lideranças comunitárias e os gestores do IFPB, no sentido de prosseguir com as ações de consolidação da extensão que deverão repercutir na realização do IV ENEX e na melhoria da qualidade de vida dos atores sociais envolvidos nos referidos processos.

*Crisvalter Medeiros, jornalista

registrado em: