Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Extensão no Campus Patos torna-se referência para movimentos sociais

Noticia

Extensão no Campus Patos torna-se referência para movimentos sociais

A segunda Câmara de Extensão da Proexc no Campus Patos, do IFPB, contou com participação de representantes da Diocese, movimentos socais e das Prefeituras de Patos, Matureia e Quixaba.
por publicado: 16/03/2017 10h47 última modificação: 16/03/2017 10h47

O Campus Patos, do IFPB, tornou-se uma liderança no âmbito da extensão e cultura no território acadêmico sediado pelo referido Campus. O nível de envolvimento dos representantes dos movimentos sociais e das comunidades sertanejas com os extensionistas da instituição surpreendeu a equipe gestora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB), representada no evento pela Pró-Reitora Vania Medeiros e a Diretora de Gestão das Atividades de Extensão, professora Eudna Barbosa.

A segunda Câmara de Extensão do Campus Patos aconteceu dentro da programação da 1ª Semana de Extensão, Pesquisa e Cultura, nesta quarta-feira (15), pela manhã, sob a coordenação da Professora Ana Zulema, que também consolidou sua liderança institucional na área da extensão acadêmica na Instituição.

A parte mais gratificante do evento, segundo a professora Vania Medeiros, foi a constatação de que a comunidade patoense já concebe o IFPB como um recurso comunitário na área das políticas educacionais, para o encaminhamento de demandas dos movimentos sociais e a intersetorialidade das políticas públicas.

Para a Diretora de Gestão das Atividades de Extensão da Proexc, professora Eudna Barbosa, foi muito gratificante constatar que a política de extensão do IFPB se transformou em um espaço de protagonismo e formação estudantil, o que ficou expresso na fala do aluno Wesley de Almeida, do Curso de Edificações, que afirmou: “Eu agora entendo a proposta da Rede Rizoma, estou repleto de ideias e me sinto capaz de articular os meus colegas para desenvolvê-las em parceria”.

Após as discussões sobre os problemas sociais que afetam as comunidades locais e a análise das potencialidades do IFPB para ser parceiro em projetos sociais, a Câmara de Extensão encaminhou a formação de um grupo de trabalho para implementar as discussões sobre o desenvolvimento de um programa de educação digital que contemple as demandas de segmentos sociais, a exemplo de pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens da região em situação de vulnerabilidades. O programa deverá funcionar em sintonia com as políticas públicas da educação profissional e tecnológica.

A Câmara de Extensão optou por dar mais atenção às parcerias já consolidadas no campo social, através da extensão, a exemplo do envolvimento de discentes e docentes da Instituição com o Telecentro da Secretaria de Educação do Município de Patos; algumas iniciativas que estão em desenvolvimento com a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), bem como outras iniciativas que se articulam com a Diocese de Patos.

Os participantes da Câmara de Extensão vão trabalhar coletivamente na elaboração da proposta de realizar dois eventos intitulados Corredor Cultural e  Feira Solidária. Estas iniciativas envolverão uma rede de trabalho intermunicipal composta por representantes das Prefeituras de Patos, Matureia, Santa Gertrudes, Quixaba e São José de Espinharas. A realização contará com o apoio do coletivo MMM, entidade representativa do movimento cultural de jovens da cidade de Patos.

Iniciativas contemplando projetos na área temática da Arquitetura Social, com a participação da comunidade do Campus Patos, em parceria com a Associação dos Trabalhadores Rurais do Município de Santa Gertrudes, também foi um encaminhamento de repercussão na Câmara e Extensão.

Para a professora Vania Medeiros, a constatação de que a política de extensão do IFPB está cumprindo o seu papel integrador para a qualidade da educação profissional, confirma-se, também, pela consolidação de algumas ações discentes, a exemplo da formação de um Núcleo de Protagonismo Estudantil da Rede Rizoma, no Campus Patos. 

O referido Núcleo se destacou como o principal parceiro de todas as ideias propositivas da Câmara de Extensão, incluindo ações que envolvem iniciativas na área da educomunicação, visando à promoção do conhecimento das ações de extensão realizadas no Campus Patos, em parceria com as comunidades locais.

Crisvalter Medeiros, jornalista

registrado em: