Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Editoras Universitárias estão reunidas em evento no IFPB

Editoras Universitárias estão reunidas em evento no IFPB

Encontro Abeu Nordeste 2017 começou hoje (30) e se estende até dia 31
por Patrícia Nogueira publicado: 30/03/2017 13h04 última modificação: 30/03/2017 13h04

Debater acerca das tendências e desafios das editoras universitárias no cenário da produção acadêmico-cientifica e do mercado editorial regional, nacional e global, com ênfase para a atuação das editoras do Nordeste nas plataformas digitais de gerenciamento e distribuição editorial. É com esse objetivo que está sendo realizado o Encontro da Associação Brasileiras das Editoras Universitárias do Nordeste (ABEU).

O evento ocorre no Campus João Pessoa nos dias 30 e 31. A solenidade de abertura contou com a presença de representantes da ABEU (diretora de comunicação, Flávia Goulart,  diretora da ABEU Nordeste, Rita Argollo e do organizador do evento, Luciano Silva), UFPB (Vice-reitora Bernardina Oliveira), UEPB (Reitor Rangel Júnior), Diretor do Campus JP (Neilor César) e Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francilda Araújo, representando o reitor do IFPB, Nicácio Lopes.

Após  abertura solene houve a conferência sobre “Regulação Jurídica, Administrativa e Financeira das Editoras Universitárias” (Por Francisco Leite Duarte – Receita Federal / UEPB). As mesas redondas debatem sobre os temas: “Plataformas e Interfaces de Gerenciamento, Produção e Distribuição Editorial” (Por Flávia Goulart – EDUFBA e mediada pelo Diretor da Editora IFPB, Danilo Régis) e “Qualis Livro: Políticas de Qualificação do Livro Universitário” (Por Cidoval Morais – EDUEPB). Também ocorre durante os dois dias do evento a oficina “ABEU Técnico” sobre produção de e-Book. Por fim os diretores das editoras associadas a ABEU se reúnem e dialogam sobre “Planejamento e Desenvolvimento de Projetos Editoriais Compartilhados”.

Confira aqui a programação detalhada.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francilda Araújo, a editora do IFPB vem atravessando uma boa fase. “Nossa editora vem crescendo e se destacado na rede federal. Outros institutos têm se interessado por nosso trabalho, pelos sistemas que temos desenvolvido para divulgar as nossas publicações. Esse evento é um marco, um momento importante de troca de experiências com outras editoras”, destacou a Pró-Reitora Francilda.

“No IFPB temos nos esforçado para trazer à tona as publicações técnico-científicas dos nossos professores, alunos e técnico-administrativos, dando maior visibilidade a um produto que é fruto do nosso trabalho, o conhecimento é a nossa riqueza.”, disse Francilda. Ela enfatiza também que a editora do IFPB vem se adequando as novas demandas e tendências do mercado que é a publicação digital: “De forma muito proativa estamos enveredando nesse nicho das publicações digitais. Já temos várias produções disponíveis em nossa página, atendendo a nossa missão institucional e a ideia é que isso prospere cada vez mais”. Acesse aqui a página da editora do IFPB.

O Encontro Abeu Nordeste oferece para os participantes uma oficina sobre produção de e-Book onde serão transmitidas as técnicas utilizadas para a produção em formato ePub em software proprietário, bem como software livre para a diagramação do livro digital e as melhores formas e técnicas para sua diagramação. A oficina será ministrada por Claudivan Santana, da Editora Universitária Tiradentes (EDUNIT).

A Diretora de Comunicação da ABEU, Flávia Goulart,  destacou que esse evento é um momento para se discutir as particularidades das editoras e o diferencial de cada uma para se inserir no mercado. “Teremos também um momento de capacitação dos nossos técnicos para a utilização do livro eletrônico, de fundamental importância na perspectiva do acesso aberto, que minimiza custos e democratiza a informação”.

Para o Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César, a trajetória do IFPB na graduação e pós-graduação embora recente, já produz muitos frutos. “Essa pouca idade nos faz perceber o quanto é importante esse momento de troca de experiências, mostrando todo o conhecimento que nossa editora vem produzindo. Isso é motivo de orgulho para nós”, disse Neilor. Em seu discurso ele destacou que a partir do evento, todos sairão mais fortalecidos. “A despeito das nossas dificuldades, precisamos ser inovadores para que continuemos divulgando a nossa produção”, finalizou.

Além dos debates e oficinas, o evento está expondo ao público, no pátio do campus João Pessoa, um stand com os livros publicados pelas editoras associadas. O evento é uma organização conjunto das Editora UFPB (Universidade Federal da Paraíba), Editora IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) e Eduepb (Universidade Estadual da Paraíba).