Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 02 > PRAE completa primeiro ano com bom índice de sociabilidade

Noticia

PRAE completa primeiro ano com bom índice de sociabilidade

O órgão foi criado para dar maior protagonismo aos estudantes
por publicado: 01/02/2017 08h48 última modificação: 02/02/2017 11h00

A criação da PRAE, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB, conhecida pelo seu ineditismo na Rede Federal, chega ao seu 1º aniversário nesta terça-feira (01/02), como um dos mais belos símbolos de inovação da história recente do Instituto Federal da Paraíba.

O órgão foi criado durante a primeira reforma da gestão do reitor Nicácio Lopes, em cumprimento aos compromissos assumidos pelo gestor em sua carta-programa. A proposta de criação de uma pró-reitoria voltada para os interesses dos estudantes foi maturada nos debates da Reitoria Itinerante e nos encontros da Estatuinte. Em pouco tempo, o órgão se tornou orgulho da comunidade estudantil e impressionou especialistas por suas peculiaridades.

O reitor Nicácio Lopes destaca que a cada ano o IFPB tem amadurecido nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. "Temos avançado, também, nos aspectos políticos e sociais, pois temos sido cenário de eventos voltados para o bom debate e sociabilidade da nossa comunidade acadêmica", ressaltou ao lembrar que "o Instituto Federal da Paraíba está no imaginário coletivo local e estudar numa das mais belas instituições do Estado é um desejo de milhares de jovens paraibanos".

Por meio da PRAE, o Instituto Federal da Paraíba tem fortalecido seu potencial nas áreas cultural e desportiva na realização de grandes eventos, a exemplo dos jogos locais e regionais ocorridos no ano passado. "Em tese a Pró-Reitoria, capitaneada pelo professor Manoel Macedo e auxiliado por sua equipe, tem cumprido sua missão estratégica de contribuir para dar mais protagonismo aos estudantes no âmbito do IFPB", ressalta o reitor ao frisar o escopo da PRAE e suas parcerias que neste ano preencheram um vácuo na Instituição.

"O raio de atuação da PRAE é muito grande. Está afeto não só à área estudantil, mas também aos setores cultural, artístico, assistência estudantil que em articulação com a Pró-Reitoria de Ensino tem contribuído com o provimento a estudantes com necessidades especiais", completa Nicácio ao detalhar o trabalho de articulação da PRAE com a PRE no sentido de diagnosticar problemas relacionados ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes, bem como, de forma suplementar, ao acompanhamento da evolução do estudante.

Em julho e agosto do ano passado ocorreram os jogos intercampi do IFPB e, em seguida, no mês de setembro aconteceu o congraçamento esportivo regional com a realização do JIFs - Jogos dos Institutos Federais - etapa regional, frutos do trabalho da PRAE. O órgão tem sido pró-ativo desde a sua criação.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo pontua que a criação da PRAE partiu do campo das ideias, passando pelo ato de institucionalidade, estruturação e implementação de um elenco de ações que fazem da pasta uma agenda viva na interlocução com os estudantes.

Para o gestor da PRAE, aquela Pró-reitoria tem dado passos importantes para a sustentabilidade de suas ações com destaque para a criação da Diretoria Sistêmica de Educação Física e Esportes que mostrou sua importância com a realização dos jogos intercampi. Dentro dessa linha de instrumentalização da PRAE, Macedo destacou também a criação da Diretoria de Planejamento e Gestão voltada exclusivamente às políticas estudantis. Tais pastas são ocupadas pelos professores Sílvio Romero e Suelânio Viegas, respectivamente.

A criação da Coordenação de Ações Inclusivas dentro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis também foi apontada pelo professor Macedo como sendo uma iniciativa inovadora, pois nesse primeiro ano de atividade, a PRAE realizou com sucesso, no final de 2016, o I Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras do IFPB.

"Aqui destaco", acrescenta Macedo, "o trabalho singular dessa Coordenação que em parceria com outros setores, a exemplo da tradução do edital em Libras e auxílio na campanha de divulgação do PSCT, em 2016, veiculados nas Redes Sociais, na TV IFPB e no site institucional, ações demandadas pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Ensino Técnico e executada pela Diretoria de Comunicação e Marketing".

O reitor Nicácio Lopes e o pró-reitor de assuntos estudantis Manoel Macedo gravaram mensagem de saudação à comunidade acadêmica do IFPB, marcando esse primeiro aniversário da PRAE. Os spots podem ser ouvidos pela Rádio IFPB por meio dos seguintes links:

- Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional 

- Instituto Federal da Paraíba

-Filipe Donner- Diretor de Comunicação e Marketing

registrado em: