Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 01 > Certificação do Ensino Médio e declaração de proficiência com base no Enem

Noticia

Certificação do Ensino Médio e declaração de proficiência com base no Enem

Edital da Pró-Reitoria de Ensino orienta sobre os requerimentos que podem ser feitos em qualquer campus
publicado: 20/01/2017 16h02 última modificação: 20/01/2017 16h03

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) publicou edital orientando acerca do Processo para Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). O documento, acompanhado de formulários, é para aqueles que indicaram a instituição como certificadora durante a inscrição no Enem.

Para ambas as situações, o requerente precisava ter a idade mínima de 18 anos em 5 de novembro do ano passado. Para a certificação do Ensino Médio, é preciso ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

Para a Declaração Parcial de Proficiência nas áreas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias o interessado deve atingir em cada uma delas o mínimo de 450 pontos. E para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deverá atingir o mínimo de 450 pontos na prova objetiva e de 500 pontos na prova de redação em uma mesma edição do Exame.

As demais orientações estão no Edital que deve ser lido atentamente pelos interessados. É possível consultar esse edital referente ao Enem 2016 e ao Exame em anos anteriores nesse link da Pró-Reitoria de Ensino

Para requerer a Certificação ou a Declaração Parcial de Proficiência, o interessado deverá apresentar no Protocolo ou Coordenação de Controle Acadêmico de um campus do IFPB a cópia autenticada em cartório ou cópias acompanhadas de documentos originais para conferência os seguintes documentos: Cópia impressa do Boletim Individual de Resultados do Enem; Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF; RG (com foto, constando data e órgão de expedição); Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral, Quitação com o serviço militar (candidatos do sexo masculino); Declaração de que o candidato não concluiu o Ensino Médio.

O edital está acompanhado de formulários a serem preenchidos pelos interessados. O prazo para entrega do Certificado ou Declaração aos interessados será de até 30 dias, a partir da data de protocolo do requerimento, devendo ser retirado no mesmo Campus em que foi realizada a solicitação.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

 

registrado em: