Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Sintef-PB se reúne com Reitoria para discutir termo de acordo pós-greve

Sintef-PB se reúne com Reitoria para discutir termo de acordo pós-greve

Preocupação é repor os dias não-trabalhados e formar um novo calendário letivo
por publicado: 19/12/2016 18h11 última modificação: 21/12/2016 21h45

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB) reuniram-se, nessa segunda-feira, com a Reitoria do IFPB e a Procuradoria Federal junto à instituição. A pauta era a elaboração de um termo de acordo entre as partes para repor os dias de greve. A reunião contou com a presença de lideranças estudantis do Grêmio e do Diretório Central dos Estudantes.

Quem conduziu a reunião foi a pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, que expôs a preocupação em atender solicitações emanadas da Justiça sobre a reposição, por parte dos servidores, das datas em que não houve expediente durante a greve. Ela lembrou que o novo calendário letivo precisa ser discutido com a comunidade acadêmica, envolvendo docentes, equipe pedagógica, estudantes e até a família (no caso dos menores de idade). Essas orientações estão presentes na norma técnica da Câmara de Ensino do IFPB, validada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe).

Os membros do Sindicato expuseram que as particularidades de cada campus nesse período atípico também precisam ser compreendidas para que o termo de acordo respeite as responsabilidades de cada um. O professor Manoel Brasileiro, do Campus João Pessoa, lembrou que inclusive as datas de entrada e saída de greve foram bastante diferentes entre os campi, tendo unidade que não aderiu ao movimento paredista. O impacto da ocupação estudantil no calendário letivo também variou nos campi que passaram por essa experiência.

Todas essas observações sobre a especificidade e a autonomia de cada campus foram incorporadas ao documento discutido na tarde desse dia 19 de dezembro e que foi assinado pelos presentes. Cada campus deve remeter a proposta de calendário letivo alterado para a Pró-Reitoria de Ensino até o dia 5 de janeiro. A situação dos servidores que fizeram rodízio nos setores foi contemplada no documento.

Leia o Termo de Acordo, que também faz referência à reposição nos setores administrativos, tanto da Reitoria quanto dos campi.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB