Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Incubadora promove curso de capacitação no prédio da Proexc

Noticia

Incubadora promove curso de capacitação no prédio da Proexc

Designer italiano ministrou oficina para artesãs de Pedras de Fogo
por publicado: 19/12/2016 18h35 última modificação: 22/12/2016 15h56

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários do Instituto Federal da Paraíba (Incutes) realizou, neste mês de dezembro, curso de capacitação para um grupo de mulheres da Associação Águias de Pedras de Fogo. O curso teve duração de 30 horas e foi ministrado pelo italiano, designer e produtor de cintos, Massimiliano de Lonti.

A capacitação, que ocorreu no prédio da Pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto (Proexc), é resultado do projeto: “Trabalho e Renda: Investindo na formação e no fortalecimento de empreendimentos solidários”, desenvolvido por um grupo multidisciplinar formado pelos estudantes: Juliana Moraes, Sérgio Estrela, Patrício Lourenço e Marcondes Alexandre; pelos professores: Alberdan Santiago, Eudna (Baby) Araújo, Williane Rolim e Tatiana Losano; pela assistente social Maria José Teixeira Batista Filha (Josy) e pela Técnica de Assuntos Educacionais, Valéria Guimarães.

O projeto desenvolvido pela Incutes é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e desenvolvido mediante a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto envolve cinco empreendimentos solidários: 1- Mulheres de mãos dadas, no bairro São José, na cidade de João Pessoa, onde há a produção de sabão ecológico e sabonete artesanal; 2- Mulheres de coragem, no Sítio Engenho Velho, também com a produção de sabão ecológico; 3- Projeto Pescadoras da ribeira, na cidade de Santa Rita; 4- Águias de Pedras de Fogo, na cidade de Pedras de Fogo e 5- Projeto Arte Cabaça, no Sítio Caboclo, no município de Guarabira, onde há o desenvolvimento de artesanatos com cabaças e do trabalho na área de Agricultura familiar. Todos estes projetos são assessorados pela Incutes.

Em entrevista com a assistente social Josy Batista, ela comentou que os cursos promovidos pela Incutes são direcionados para cada grupo a partir da demanda e da necessidade do empreendimento que está sendo incubado. “Este curso que está sendo ministrado para as mulheres do projeto Águias de Pedras de Fogo, nasceu de uma demanda colocada por elas. A partir desta demanda, nós buscamos parcerias para a realização da capacitação”.

O curso de modelagem e produção de cintos de alta performance e qualidade, foi coordenado pelo designer João Bosco Lima de Santana e ministrado pelo designer Massimiliano de Lonti, que atua em Milão. Em entrevista com João Bosco, ele comentou sobre a importância do projeto desenvolvido pela Incutes: “Esta parceria é muito importante, pois possibilita a geração de renda para as associações que estão participando do projeto. Quando se tem um curso nesse estilo de artesanato a importância é enorme, porque não é assistencialismo, mas sim uma inclusão produtiva. Essa é a ideia do projeto”.

O coordenador do curso contou os caminhos para efetivar a parceria. “Esse é o segundo curso que coordeno em parceria com o IFPB. No primeiro, fizemos uma oficina de bolsas artesanais, com a parceria de uma empresa Italiana. No ano passado, fiz um estágio em Milão, em uma fábrica italiana que produz as bolsas da Chanel e também marcas próprias. Consegui uma parceria com esta fábrica, tanto em material, quanto em tecnologia, mas também, o que pra mim seria o mais importante, em conhecimento. Consegui então trazê-los para capacitar estas mulheres”, completou João Bosco.

Maria do Refúgio da Silva, presidente da Associação das Águias de Pedras de Fogo, está participando da oficina e falou sobre a importância de participar deste curso promovido pela Incutes: “O curso é muito importante, pois é um conhecimento que a gente não tinha e está adquirindo agora. Eu vou levar comigo um aprendizado que eu não tinha. Eu venho desde o início do projeto e pretendo continuar vindo e aprendendo muito mais”.

A participante Joana Antônio dos Santos também comentou sobre a importância do curso para a sua profissionalização: “O curso é tudo, é profissionalização, é portas se abrindo. Conhecimento é tudo. Tivemos dificuldade para chegar até aqui, mas conseguimos superar, conseguimos uma parceria com a prefeitura e agora está tudo bem”.

O ministrante Massimiliano de Lonti trabalha com design e produção de cintos e ficou entusiasmado com a disposição das participantes do projeto. “Elas são muito ativas, interessadas e desejosas em aprender. Pouco a pouco estão costurando, desenvolvendo habilidades manuais, o que é realmente positivo, pois são pessoas que querem fazer alguma coisa para mudar a própria vida e a vida dos outros”.

Para Massimiliano, o grupo é formado por mulheres fantásticas que não param diante das dificuldades e que tem um desejo muito grande em aprender. “Percebi isso nas pequenas coisas que elas fizeram. Com pouco tempo aprenderam a fazer coisas que não são tão fáceis. Logicamente, existirá um certo tempo para poder se aperfeiçoarem, mas para um começo elas foram muito bem”, completou Massimiliano.

 Confira mais fotos na página IFPB Oficial no Facebook. 

Jéssica Soares – estagiária da DGCOM