Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Pesquisa revela preferências dos ouvintes para a Rádio IFPB

Pesquisa revela preferências dos ouvintes para a Rádio IFPB

Comunidade pôde apontar sugestões para a programação
por publicado: 17/11/2016 16h35 última modificação: 22/11/2016 11h33

A Diretoria Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) divulgou o resultado da pesquisa realizada para traçar o perfil dos ouvintes da rádio da instituição e colher sugestões para a programação. Dentre várias questões, a pesquisa coletou dados sobre o gênero dos ouvintes, público que mais consome rádio na instituição, o horário e frequência com que esse público costuma ouvir rádio, assim como, o tipo de aparelho que costumam utilizar para se conectar.

Desde o dia 24 de outubro, a pesquisa ouviu professores, estudantes, técnicos administrativos, alunos egressos e parceiros da Instituição. A pesquisa vai auxiliar a montar a programação inaugural a partir de sugestões dadas pelos ouvintes através do questionário respondido pelos entrevistados.

Pessoas de todas as idades responderam ao questionário que buscou conhecer o ouvinte da rádio IFPB. O questionário contou com perguntas objetivas e abertas que foram expostas de maneira direta para os entrevistados.

A rádio IFPB irá contar com programas de notícias, prestação de serviço, entretenimento, música, humor e esportes. De acordo com a pesquisa, disponibilizada por meio de formulário on-line, observou-se que 59,6% dos entrevistados são homens e 39,7% mulheres. Destes entrevistados 50% são estudantes do Instituto Federal; 19,9% técnicos administrativos; 15,8% professores; 1,4% alunos egressos; 2,1% estagiários e 11% não possuem vínculo om o IFPB.

Concluiu-se ainda a frequência com que este público costuma ouvir rádio. Dos 146 entrevistados 89,7% tem o hábito de consumir o conteúdo das emissoras, e deste percentual 45,2% costuma ouvir as emissoras de rádio todos os dias da semana.

Os dados apontam também que o horário de maior audiência corresponde a faixa das 06h às 10h, com 49,2% dos ouvintes conectados, e entre as 10h e às 14h, com um total de 39,4% de ouvintes. Dos entrevistados quase 60% escutam rádio em suas casas e mais de 60% preferem ouvir suas emissoras preferidas em algum meio de transporte.

As plataformas que os ouvintes buscam se conectar são as mais variadas possíveis: 52,1% preferem ouvir a rádio no som de seus carros; 38,6% costumam ouvir pelo celular e outros 62,9% dos entrevistados optam por rádios portáteis, computadores e smartphones.

Outro ponto abordado pela pesquisa foi quanto ao gênero musical preferido pelo público. Entre música sertaneja, MPB, Samba/pagode, forró, rock, pop, música clássica, axé, indie, reggae, gospel e hip hop, a preferência do público foi: MPB com 66,4%; música pop com 48,6% e rock com 45,2% de preferência dos entrevistados.

O diretor de comunicação e marketing do IFPB, Filipe Donner, comentou sobre a importância da pesquisa realizada. “O planejamento de uma rádio não pode prescindir de uma pesquisa. A pesquisa é basilar, informa quais as possibilidades que você tem de planejar a programação da rádio da maneira mais ampla possível e de atingir os seus públicos prioritários de forma mais assertiva. Então, a pesquisa traz subsidio para você selecionar seus locutores, suas músicas, apontar qual é o público que você vai direcionar a programação e até mesmo ajuda no reconhecimento das debilidades dos canais existentes apontando aquilo que eles não estão atendendo”.

Filipe comentou ainda o que será feito com os dados coletados: “Esses dados serão estudados pela equipe responsável pela implantação da rádio, considerando cada sugestão dada pelo público de maneira que se possa contemplar o que surgiu na análise dos dados. Iremos selecionar e cruzar os dados de maneira que se tenha qual a faixa etária do público que iremos atingir e qual o seu gosto pelos gêneros musical e jornalístico”.

A perspectiva é que a rádio tenha uma programação que respeite as várias discussões sobre gênero, diversidade e outros temas atuais que possam surgir com o tempo. “Nós queremos fazer dessa rádio um instrumento de engajamento que ao se ouvir esteja se aprendendo. Queremos inserir os estudantes e os professores numa produção em que nós possamos trabalhar conteúdos educativos e de comunicação”, completou Filipe Donner.

A Rádio IFPB deverá ser inaugurada pelo Reitor Nicácio Lopes, no mês de dezembro. Uma moderna central de áudio entrará em funcionamento no prédio da Reitoria onde se irá colocar em andamento a programação inaugural da Rádio IFPB.

Atualmente, a rádio está na internet, em fase experimental. Acesse aqui.

Jéssica Soares – estagiária da Diretoria de Comunicação