Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Estagiários e bolsistas da Proexc recebem formação

Estagiários e bolsistas da Proexc recebem formação

O evento teve o objetivo de mostrar uma visão panorâmica dos processos da política de extensão do IFPB
por publicado: 04/11/2016 08h41 última modificação: 04/11/2016 08h44

Os alunos estagiários e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB) participaram, nesta quinta-feira (03), de uma formação estratégica visando catalisar as atividades do grupo em benefício dos projetos e programas de extensão da Instituição.

A equipe é composta por estudantes oriundos de cursos dos Campi de João Pessoa e Cabedelo. A formação foi ministrada pelas professoras Vania Medeiros, Pró-Reitora da Proexc, e Nadja Nóbrega, docente da área de informática do Campus João Pessoa.

Segundo a professora Nadja, a formação foi um momento de reflexão sobre a inclusão digital cidadã e a aplicação contextualizada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O objetivo, explicou ela, foi estimular ações que valorizem o uso dessas tecnologias fundamentadas em uma visão social.

A professora Nadja entende a cibercultura numa perspectiva de transformação da sociedade através da interconexão da construção de competência informacional e da inteligência coletiva para se alcançar uma sociedade sustentável.

Já a professora Vania Medeiros provocou uma reflexão sobre a inserção das TICs nos processos de articulação dos projetos da Rede Rizoma, que constitui parte da política de extensão do IFPB. “No âmbito da Proexc faz-se necessário integrar todos os estudantes que convivem com os processos interativos da política de extensão”, salientou.

Os estudantes participaram com interesse da referida formação. Para o estagiário do Curso de Engenharia Elétrica, Pedro Aquino, a formação oportunizou uma experiência educativa fora da sala de aula, mostrando alternativas para se exercer o papel de cidadania para a transformação da sociedade. O estagiário do Curso de Design, Fernando, vê nas ações de extensão uma oportunidade de protagonizar ações em benefício da sociedade. Gilberto, do Curso de Sistemas para Internet, defende que a extensão exerça influência para mudanças na concepção do paradigma educacional.

A coordenadora do Programa de Educação Digital (PED), Lourdes Sales, apoiou a realização do evento mediando as ações integradoras do processo formativo.

-Crisvalter Medeiros, Jornalista