Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Comitê de Extensão e Cultura realiza última reunião do ano

Comitê de Extensão e Cultura realiza última reunião do ano

Os extensionistas se manterão articulados em torno das demandas para dar continuidade às ações na área.
por publicado: 07/11/2016 09h09 última modificação: 07/11/2016 09h09

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) realizou, nessa sexta-feira (04), a última reunião do Comitê de Extensão e Cultura da Instituição para o exercício acadêmico de 2016. O evento, que aconteceu no Auditório da Proexc, contou com a participação dos coordenadores de extensão, diretores de campi e a equipe técnica do órgão.

Na referida reunião foi escolhida, entre os pares, a representação do Comitê de Extensão e Cultura para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), para o biênio 2017/2018. O grupo indicou a Coordenadora de Extensão do Campus Campina Grande, professora Maria Cláudia Brandão, para titular do órgão, e a professora Sílvia Cláudia, do Campus de Picuí, como primeira suplente da titular.

A professora Maria Cláudia disse que assumiria o compromisso de representar a extensão no Cepe imbuída do ideal de defender as demandas institucionais para o fortalecimento da extensão e cultura no âmbito multicampi do IFPB.

Segundo a professora Vania Medeiros, Pró-Reitora da Proexc, o Comitê está articulado em torno da organização dos registros necessários a avaliação institucional no processo de recredenciamento da Instituição para garantir a continuidade das atividades da educação superior no Instituto.

Os coordenadores de extensão e cultura têm demonstrado muito interesse em consolidar os processos de articulação com setores extra institucionais, no âmbito das ações desenvolvidas nos Núcleos da Rede Rizoma. A Rede Rizoma, atualmente, já interage em diversas ações extensionistas com cerca de 160 entidades Governamentais, ONGs, Associações de Trabalhadores, Grupos Comunitários, e outras instituições. “O grande desafio, para os próximos anos, será consolidar a institucionalização dessas relações”, enfatizou Vania Medeiros.

Os integrantes do Comitê discutiram o problema da garantia do financiamento das ações de extensão nos próximos anos, em decorrência da crise institucional que se estabeleceu na área educacional. Os extensionistas esperam que o governo invista mais em ações de extensão no próximo ano e que a política orçamentária, no âmbito dos campi, seja compatível com as demandas apresentadas pelas comunidades.

A diretora de Extensão Tecnológica da Proexc, professora Maiara Melo, fez esclarecimentos enfocando o plano de assistência técnica aos empreendimentos sociais aprovados na chamada 038/2016.

Crisvalter Medeiros, jornalista