Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 11 > Comissão planeja jogos estudantis de 2017 na Paraíba

Comissão planeja jogos estudantis de 2017 na Paraíba

Integrantes da Comissão Executiva dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais vão realizar avaliação da última edição dos jogos dos Institutos Federais e planejar as atividades esportivas de 2017.
por publicado: 28/11/2016 17h13 última modificação: 01/12/2016 16h36

Até a próxima quarta-feira (30), o IFPB está sediando a reunião da Comissão Executiva dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cojif). O objetivo do encontro é avaliar as etapas dos Jogos da Rede Federal (JIF) em 2016 e planejar os jogos de 2017.

Danca_1.jpgOs integrantes da comissão foram recepcionados com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas do SESC-PB. Em seguida, assistiram a vídeos, que apresentaram o IFPB e a capital paraibana, os I Jogos Intercampi do IFPB e a realização dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Nordeste, realizados este ano em João Pessoa.

O presidente da Cojif e diretor de Educação Física e Esportes do IFPB, professor Silvio Romero, parabenizou o trabalho de todos os membros da comissão. “No início do ano de 2016, foram silvio.jpgtraçadas metas relacionadas ao esporte nos Institutos Federais. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos realizar eventos esportivos na maioria dos campi da Rede. Então, só temos que agradecer a todos os profissionais que se dedicaram a essas ações”, disse o professor Silvio.

Já o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, destacou os dois eventos realizados pelo IFPB, este ano, como fundamentais para o processo educativo dos alunos. “Tivemos os Jogos Intercampi que, de forma inédita, reuniram mais de 1.000 atletas de todas as regiões da Paraíba. Em seguida, sediamos a etapa Nordeste dos JIF´s. Essas atividades permitiram aos alunos vivenciarem de perto uma experiência desportiva, que apoia além da promoção da saúde, o crescimento deles como cidadãos”, afirmou o Pró-Reitor.

editora_1.jpgReitores e servidores de outros institutos também prestigiaram o evento e visitaram exposição de obras publicadas pela Editora IFPB. Carla Comerlato Jardim, reitora do IF Farroupilha, enfatizou a receptividade do IFPB. “Para mim, é uma imensa alegria estar aqui, em João Pessoa, representando os reitores da Região Sul. Só tenho a agradecer aos profissionais da Paraíba pela receptividade e me colocar à disposição para os trabalhos da Cojif”, frisou a reitora.

Para o representante da Região Norte, reitor Cláudio Alex Rocha, do IF do Pará, “incentivar o esporte nas instituições é um dos importantes papéis de um educador. Então, nesta reunião de trabalho, a nossa expectativa é contribuir para que a prática desportiva seja incentivada em todos os institutos da Rede Federal”.

Já o vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do IF Goiás, Jerônimo Rodrigues, parabenizou o reitor Nicácio Lopes pelo trabalho realizado junto ao IFPB. Segundo o reitor do IF Goiás, o desenvolvimento do esporte é uma das prioridades do Conif. “Estamos nesse encontro para ressaltar os pontos positivos e negativos dos nossos eventos. Passamos por muitas dificuldades em 2016 relativas às contenções de verbas. Mas o Conif já está trabalhando para garantir a realização dos Jogos em 2017, já que o esporte é uma das nossas prioridades”, afirmou.

Em seu discurso, o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, externou a satisfação em receber profissionais de Educação Física de todo o país em João Pessoa, para um encontro dessa importância. “Estamos extremamente felizes em recepcionar todos os reitores e profissionais de Educação Física de todas as regiões para realizarem esse evento. O esporte, no IFPB, é visto como um mecanismo inserido na formação integral dos nossos estudantes. Temos como prioridade enaltecer as práticas desportivas e incorporá-las ao nosso calendário institucional”, finalizou o reitor.