Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > IFPB firma acordo internacional com Universidade da Finlândia

Noticia

IFPB firma acordo internacional com Universidade da Finlândia

Memorando de entendimento com a TAMK vai ampliar cooperação internacional
por Heranir Oliveira publicado: 04/10/2016 21h51 última modificação: 04/10/2016 21h51

O Instituto Federal da Paraíba dentro das ações de internacionalização firmou um acordo de cooperação com a Tampere University of Applied Sciences (TAMK), da Finlândia. O objetivo é promover a ampliar a cooperação internacional, estimular e apoiar às atividades educacionais, profissionais e interculturais, e projetos de ambas as instituições. Confira aqui o documento.

O acordo tem validade de três anos com suas ações a partir de agosto de 2016. O documento foi assinado pelo reitor do IFPB, Nicácio Lopes, e pelo Presidente da TAMK, Mr. Markky Lahtinen.

O memorando de entendimento será coordenado pela Assessora de Assuntos Institucionais e Internacionais do Instituto Federal, professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira, e pela representante da TAMK, a Diretora de Operações de Negócios, Drª. Carita Prokki.IMG-20161003-WA0013.jpg

As duas instituições mantém contatos desde o ano passado quando da realização do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica realizado em Recife. Nesse mesmo ano representantes do IFPB e da TAMK estreitaram os laços de amizade durante o Fórum de Relações Internacionais das Instituições da Rede Federal (Forinter) ocorrido no Conif em Brasília.

Ainda em 2015 especialistas da Tampere University of Applied Sciences e da HAMK University estiveram em João Pessoa a convite do IFPB para o Encontro Internacional de Educação Profissional organizado pela Reitoria. Na oportunidade foram discutidos os modelos de educação e pesquisa aplicados em países do primeiro mundo.

A Finlândia tem mantido uma elevada eficiência no campo educacional e conseguido bons resultados em testes internacionais como o Pisa (Programa para Avaliação Internacional de Estudantes). O professor do Instituto Federal da Paraíba, Francisco Fechine, viu de perto o sistema educacional da Finlândia. Ele foi o primeiro pesquisador do IFPB contemplado no Programa Professores para o Futuro da Setec/CNPq.

-Diretoria de Comunicação e Marketing com informações da Arinter

registrado em: