Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > Curso a distância do IFPB oferta material didático de qualidade

Curso a distância do IFPB oferta material didático de qualidade

Material didático é produzido pela Diretoria de Educação a Distância
publicado: 24/10/2016 09h22 última modificação: 24/10/2016 09h22

Promover o ensino-aprendizagem por meio da Educação a Distância (EaD) é um dos desafios enfrentados na atualidade pelas instituições. Essa modalidade de ensino utiliza-se ainda mais das tecnologias da informação e comunicação para a formação do educando. Pensando nesse aspecto, a Diretoria de Educação a Distância do IFPB vem procurando se aprimorar na construção do material didático disponibilizado ao aluno do curso de Licenciatura em Letras.

O material começou a ser produzido em 2012, com o início do curso de Letras. De lá para cá, já foram produzidos 46 livros que atendem a todas as disciplinas. De acordo com um dos servidores responsáveis pelo material, Demetrius Oliveira, os livros são produzidos nos formatos impresso e digital e disponibilizados aos alunos no ambiente virtual do curso. “Nos preocupamos em adotar uma identidade visual e estabelecer um projeto gráfico exclusivo voltado ao curso, inclusive com ilustrações, buscando uma maior interatividade”, disse Demetrius.

A EaD vem sendo objeto de pesquisa de muitos docentes. De acordo com o Coordenador do Curso de Letras, Neilson Alves de Medeiros, cerca de cinco professores estão com pesquisas envolvendo o ensino em EaD. A Licenciatura em Letras foi o primeiro curso a ser ofertado pelo IFPB na modalidade a distância. Para o Professor Neilson, um material didático bem elaborado é importante no sentido de desenvolver autonomia no aluno. “Por isso, ele deve oferecer uma linguagem adequada para o público, uma linguagem interativa e dialogada em que o aluno possa ler sem precisar tanto do auxílio do professor. O livro possui sessões específicas que ajudam o aluno a refletir e contextualizar o assunto”. Neilson destaca ainda que o material didático oferecido pelo Curso de Letras atende a essas expectativas. “É um material muito bem elaborado, o formato como ele foi concebido revela a identidade do Curso de Letras, que é fornecer essa autonomia ao estudante, aliando teoria e prática. Além de ter uma boa formatação, o que deixa o aluno confortável para estudar”, conclui.

A professora Monica Pereira é uma das docentes do Curso de Letras que vem pesquisando o assunto. Recentemente ela defendeu sua tese de doutorado, intitulada “Material Didático Impresso de Curso de Licenciatura a Distância: Um Olhar para os Recursos Multimodais”. Monica conta que o que mais a motivou para estudar o tema foi a preocupação em entender como esse material era percebido pelo aluno.

“O material didático da EaD deve ter características próprias com um foco no visual, além de linguagem especial, que não pode ser predominantemente técnica. O material deve fazer a interlocução entre o professor e o estudante, deve ser o mediador no processo de aprendizagem”, explica Monica. A docente esteve à frente também no início da concepção do material didático de Letras, inclusive elaborando um guia de orientação de escrita desse material para os professores conteudistas.

Diante dessas características, a docente afirma que o material didático produzido no IFPB atende bem a algumas necessidades da educação a distância. “Temos um diferencial no aspecto visual e também na linguagem utilizada, conseguindo estabelecer uma relação dialógica entre professor e aluno”. No entanto, ainda é preciso preencher a lacuna que há na formação do professor de EaD. “A maior parte dos professores ainda estão se apropriando na linguagem e no design específico da EaD”. Para tanto, um dos resultados de sua tese foi a concepção de um minicurso que prepare não só o professor como toda a equipe multidisciplinar para atender a esses aspectos.

De acordo com a revisora de textos da Diretoria, Raquel Diniz, há todo um fluxo de trabalho na construção desses livros, que vai desde a pré-produção, a elaboração do texto por parte do professor, o design instrucional, a revisão dos textos, a diagramação das aulas, até a sua disponibilização no ambiente virtual de aprendizagem. Raquel afirma que já está sendo concebida também a proposta de um curso que vise capacitar os professores conteudistas na elaboração de material didático para EaD.

*Patrícia Nogueira - jornalista do IFPB