Noticia
Tradutores e Intérpretes de Sinais tomam posse no IFPB
Tomaram posse hoje (19) no IFPB mais 11 tradutores e intérpretes de linguagem de sinais. Os novos servidores irão atuar nos campi do IFPB e contribuirão para a inclusão social de pessoas com deficiência.
O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, enfatizou o papel social que estes novos profissionais exercerão perante os estudantes da instituição. “Vocês desenham no ar o símbolo da liberdade desses jovens. O nosso instituto existe para fazer valer os direitos das pessoas com deficiência e dar-lhes dignidade. Temos o compromisso público de promover a inclusão e diminuir as barreiras que os impedem de ser cidadãos”, declarou o reitor.
Para a intérprete Josineide Castro Lima: “É um sentimento misturado de emoção, expectativa e alegria, estou muito feliz com esse momento de conquistar a tão sonhada estabilidade”, conta Josineide Castro Lima , que já foi professora substituta no IFPB e intérprete terceirizada através do convênio com a Asdef.
Samuel França também já atuava no IFPB como intérprete terceirizado. Com quatro anos de experiência na área, ele concretiza um sonho: “Estou muito feliz, era um sonho passar no concurso e hoje é um momento de muita felicidade”.
Pâmela Priscila Silva despertou o interesse na linguagem de sinais para se comunicar com seu irmão, deficiente auditivo. “Depois comecei a realizar trabalhos voluntários e em seguida foram surgindo oportunidades para trabalhar de forma profissional, até que eu entrei no Campus Campina de forma terceirizada e passei 1 ano e meio. Passar nesse concurso foi um presente de Deus”, afirmou Pâmela.
Os novos servidores começam ainda na manhã de hoje (19) o curso de ambientação que segue até a quarta-feira (21).