Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Reitor reúne ex-dirigentes para construir Planede

Reitor reúne ex-dirigentes para construir Planede

Gestores deram sugestões para o futuro do Instituto Federal da Paraíba
por Heranir Oliveira publicado: 12/09/2016 08h13 última modificação: 13/09/2016 09h06

Uma tarde para ficar na história do Instituto Federal da Paraíba. Pela primeira vez ex-dirigentes se reúnem com o atual reitorado para discutir o futuro da instituição. Este foi o resultado da audiência pública ocorrida nesta sexta-feira (09) no gabinete do reitor Nicácio Lopes dentro do processo de construção do Planejamento Estratégico Decenal do IFPB.

À mesa estavam presentes cinco ex-gestores que transformaram a audiência num encontro de boas lembranças: Itapuan Bôtto Targino (Diretor 1964 a1983), Almiro de Sá Ferreira (Diretor –Geral 1995 a 2002), Antônio Carlos Gomes Varela (Diretor-Geral 2002), José Rômulo Gondim de Oliveira (Diretor Geral-2002 a 2006) e João Batista de Oliveira Silva (Diretor-Geral Reitor de 2006 a 2014). Participaram, ainda da reunião, a chefe de gabinete Gláucia Nunes e o Diretor de Comunicação e Marketing, Filipe Donner.

O reitor Nicácio Lopes abriu os trabalhos falando do crescimento da Rede Federal nos últimos anos, destacou a expansão do Instituto Federal da Paraíba que hoje chega a 21 unidades no estado e mostrou números que atestam o potencial educacional da instituição.

Precisamos adotar o planejamento como uma ação incorporada à prática diária” disse o reitor ao falar da importância do Planejamento Estratégico. Ele lembrou que a instituição teve um Plano Estratégico em 2006, e que só depois de duas décadas volta-se a falar nesta estratégia organizacional.

Um dos momentos mais importantes foi quando os ex-gestores foram convidados a dar sugestões para o futuro da instituição. A ação envolveu quatro pontos: reconhecimento, memória institucional, empoderamento e gestão institucional. Os diálogos trataram de iniciativas que deram certo no passado e que podem ser replicadas nos próximos anos no IFPB. Todos os ex-dirigentes relataram experiências exitosas e falaram dos desafios da educação profissional na Paraíba.

Depoimentos:

Itapuan Bôtto Targino

Foi um encontro de grande proveito. Nós como ex-diretores trouxemos uma ajuda simbólica para o desenvolvimento deste trabalho que o reitor Nicácio está fazendo de integração, e digo mais, se todos fizessem assim teríamos outro Brasil”.

João Batista de Oliveira Silva

Esta reunião significa um olhar para o futuro tomando como referência uma militância no passado e no presente. Ouvir as opiniões de cada gestor, de forma espontânea e natural, mostra o que cada um ainda sente em relação à instituição. É bom ouvir a experiência, os relatos, isto tudo contribui“.

Antônio Carlos Gomes Varela

Foi um encontro inédito e histórico. É importante porque reúne as pessoas que tiveram uma passagem no comando desta instituição em tempos diferentes, mas que com seu trabalho e dedicação contribuíram para o sucesso da instituição até os dias de hoje”.

José Rômulo Gondim de Oliveira

Nenhuma instituição se mantém viva se não conseguir fazer esta reflexão do passado, avaliar o presente e projetar o futuro. Encontrar estas experiências vividas por estes dirigentes e projetar estas experiências no instituto do futuro foi extremamente positivo”.

Almiro de Sá Ferreira

Tivemos a oportunidade de opinar, de trazer a nossa experiência como ex-gestores da instituição para formulação do Planejamento Estratégico. Nosso desejo é que o Planede se materialize e traga resultados positivos para a nossa instituição”.

Nicácio Lopes

Eu considero esse encontro um dos momentos culminantes do nosso planejamento. Tivemos aqui o testemunho muito denso, com sabedoria, da experiência de educadores e gestores que vivenciaram esta instituição. Nós compreendemos que o Instituto é feito da simbiose do passado, com toda essa rica memória da instituição, e do seu presente que poderá projetar as ações de futuro”.

-Heranir Oliveira- da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing