Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Palestra sobre educação profissional encerra Encontro de Coordenadores

Palestra sobre educação profissional encerra Encontro de Coordenadores

O Encontro para Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos atualizou os participantes e favoreceu a integração e a troca de experiências.
por Gustavo Rodrigues publicado: 30/09/2016 21h18 última modificação: 01/10/2016 05h31

Palestra do Reitor Nicácio Lopes, realizada na tarde desta sexta-feira (30), no auditório da Reitoria do IFPB, encerrou o Encontro para Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos, evento realizado pela Diretoria de Educação Profissional, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino do IFPB.

DSC_0866.jpgEm sua exposição, o Reitor Nicácio Lopes apresentou a situação da Rede Federal de Educação Profissional em todo o País e atualizou os presentes, abordando temas em destaque, como as recentes autorizações de funcionamento dos novos campi do IFPB, a participação do Instituto Federal da Paraíba em mostras, Conepi, Jogos dos Institutos Federais e Reditec.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, esse evento é pioneiro e trouxe importantes ganhos, como a integração e a troca de experiências entre os coordenadores. Além disso, a programação do encontro foi muito rica, dando clareza sobre os novos procedimentos do PSCT, debates sobre marcos regulatórios, regimentos disciplinares e sistema normativo institucional, temas que precisam ser bem compreendidos. “Essas são temáticas inerentes à prática do dia-a-dia que precisam ser revisitadas periodicamente”, ponderou o Reitor.

DSC_0857.jpgDurante o encontro, os servidores Ivan Soares de Medeiros Júnior e Rodrigo Pinheiro Marques de Araújo, da Diretoria de Tecnologia da Informação, apresentaram a forma como os candidatos ao PSCT 2017.1 farão sua inscrição pela Internet no Portal do IFPB.

De acordo com Ivan Soares, a proposta de criação de um sistema informatizado para a nova forma de inscrições do PSCT 2017.1 foi apresentada pela Compec. “Nós contamos com a participação de uma equipe de vários colaboradores para deixá-lo pronto”, afirmou.

“Através do Portal do IFPB, o candidato vai acessar o sistema, criar o seu cadastro, gerar uma senha pessoal, fazer a escolha de seu curso, informar as notas de seu histórico escolar e anexar este histórico através de um documento (arquivo em pdf) ou através de uma foto do próprio celular (arquivo em jpeg), enviando este arquivo como comprovante para validar sua inscrição”, explicou Ivan Soares.

Em relação às mudanças no PSCT, Lígia Cabral, presidente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), está apostando que o novo processo será muito bom para os envolvidos: tanto para os estudantes que estão vindo do ensino fundamental, quanto para os que vão ingressar nos cursos técnicos subsequentes com a conclusão do ensino médio. “A Compec vai formar uma equipe, composta por representantes dos campi, para fazer a análise dos históricos das notas dos candidatos”, informou Lígia.

DSC_0874.jpgPara o professor Ronaldo Lima, do Campus Patos, “o encontro foi proveitoso para nós que estamos em contato direto com os discentes e muitas vezes precisamos de informações precisas para repassar aos alunos”.

De acordo com o professor Degmar dos Anjos, diretor de educação profissional, pela primeira vez na história do IFPB foram reunidos os coordenadores dos cursos técnicos para debater os temas do seu cotidiano.

DSC_0848.jpg“A avaliação foi muito positiva, pois debatemos a sistemática de condução das atividades de ensino em face das novas tecnologias da informação; debatemos os temas atuais da educação e finalizamos com a palestra do Reitor Nicácio Lopes. Para nós foi uma grande satisfação receber os colegas professores neste encontro”, finalizou o diretor.