Noticia
JIFs/Nordeste 2016 tem avaliação positiva
O Instituto Federal da Paraíba acaba de realizar os JIFs/Nordeste demonstrando sua liderança regional inconteste na área desportiva. O evento reuniu mais de mil atletas de nove estados da região.
Para o coordenador da competição, professor Silvio Romero, a força realizadora vem da Reitoria do IFPB que não mediu esforços para que o evento acontecesse superando as expectativas dos atletas, dos técnicos e da comissão organizadora.
Ele acredita que atletas, técnicos, árbitros e o publico em geral saíram satisfeitos com os resultados do certame.
A simpatia pelo evento que reuniu mais de mil atletas/estudantes e dezenas de técnicos e preparadores físicos das equipes agradou, também, de formar honrosa até mesmo aos trabalhadores terceirizados que ofereceram o melhor para que todos se sentissem em casa.
Logo após os jogos, ainda na desmontagem dos equipamentos e cenários onde aconteceram as disputas, o coordenador Silvio Romero falou ao Portal do IFPB sobre os resultados dos JIFs/Nordeste 2016.
PORTAL: Você parece cansado depois da realização de dois certames disputadíssimos, mas é possível fazer uma avaliação do JIFs?
SÍLVIO: Sim! Quando realizamos um evento superando nossas expectativas temos nossas forças renovadas mesmo que o semblante pareça cansado. Como a comunidade sabe promovemos dois grandes eventos. Organizamos e realizamos os primeiros jogos internos do IFPB e em seguida os JIFs/Nordeste.
Em minha opinião superamos as nossas próprias expectativas e demonstramos exemplo de liderança às demais instituições co-irmãs do Nordeste, fazendo crer que o IFPB tem know-hall para organizar e realizar eventos de pequena, média e longa duração.
PORTAL: Mas, você acha que realizar competições dessa natureza significa liderar e atestar competência para realização de outros eventos?
SÍLVIO: Quando temos uma gestão ousada que assume compromisso e toma decisões rápidas em prol da coletividade não se pode avaliar de outra forma. Cremos que a demonstração do reitor Nicácio Lopes, na realização dos dois eventos, qualifica a gestão e vende a imagem do IFPB, não só internamente, mas para toda a Rede Federal. Quando as delegações saem satisfeitas com os resultados dos jogos e acima de tudo elogiando a organização do evento, acreditamos que estes atributos creditam valores referenciais aos verdadeiros responsáveis pelos acontecimentos que implacavelmente tomaram suas decisões corretas, no momento certo para que o espírito esportivo pudesse transbordar ao longo do certame.
PORTAL: Além de liderança quais outros conceitos que podem ser retirados desses dois momentos?
SÍLVIO: Acho que investimento, parceria, prioridade e principalmente sociabilidade entre os atletas e técnicos que demonstraram muita capacidade técnica e preparo para encarar os jogos nacionais.
PORTAL: Que lição pessoal você tira dos JIFs/Nordeste?
SÍLVIO: Quando há planejamento e os atores envolvidos na organização do evento pensam e agem com celeridade, os acontecimento fluem com mais eficiência e eficácia. Foi assim nos jogos internos e nos jogos regionais, enquanto a comissão organizadora pensava cada detalhe do evento, a Reitoria do IFPB dialogava com as demais reitorias sobre investimentos, transferência de recurso e na ponta os chefes das delegações mobilizavam seus atletas para as disputas. Acho que essa foi à principal lição que retiro na realização desses jogos.
PORTAL: Qual a sua mensagem final?
SÍLVIO: Gostaria de reafirmar nossa crença no esporte e nos seus resultados como atributos de humanização. Todos nós envolvidos no evento crescemos um pouco mais como profissionais e seres humanos. Por isso não posso deixar de fazer o meu reconhecimento ao papel da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis na realização dos dois eventos. Sem o esforço e determinação da Reitoria, dos colegas da PRAE e das comissões organizadoras dos dois eventos, além do profissionalismo da arbitragem não teríamos logrado tamanho êxito nos Jogos Internos e nos JIFs. Obrigado a todos.
*Filipe Donner - Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB