Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > IFPB celebra 107 anos de existência

IFPB celebra 107 anos de existência

Lançamento de obras, música e homenagem a parceiros e membros da instituição
por Ana Carolina publicado: 15/09/2016 17h39 última modificação: 16/09/2016 11h33

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) comemora aniversário de 107 anos nessa sexta-feira, 16 de setembro, no prédio Coriolano de Medeiros, na Casa Rosada, sede da Reitoria. A data de criação da instituição, ainda como Escola de Aprendizes Artífices, é 23 de setembro. Porém, nessa data, todos os dirigentes da Rede Federal das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica vão estar participando da sua 40ª Reunião (Reditec), que ocorre paralelamente ao Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos, em Vitória, Espírito Santo. Assim, o reitor Nicácio Lopes antecipou a celebração que vai iniciar às 16h30 com uma solenidade no Auditório.

A comemoração vai ser aberta com a apresentação musical do Quinteto de Cordas, formado por estudantes do Campus João Pessoa, regidos pela professora Ana Carolina da Silva Petrus. O Coral Luzia Simões Bartolini, também da unidade centenária, irá participar dessa abertura.

Diversas entidades parceiras da instituição irão ser homenageadas com o troféu comemorativo dos 107 anos. Ele será entregue ainda a egressos da instituição e atuais estudantes que se destacam em sua área de atuação, bem como a docentes e técnico-administrativos aposentados, em reconhecimento à dedicação na área educacional. Ainda terá a entrega da comenda Coriolano de Medeiros a dois ícones da instituição.

O ex-diretor da instituição que dá nome a essa comenda teve o seu livro “Dicionário Corográfico do Estado da Paraíba” reeditado, em um trabalho da Editora do IFPB, juntamente com a Academia Paraibana de Letras (APL), que tem a frente o presidente Damião Ramos Cavalcanti. A obra, que é elucidativa das localidades paraibanas, no século passado, será apresentada pelo professor Luciano Candeia, do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional. O livro terá uma versão em e-book.

Também haverá o lançamento pela editora IFPB do livro "Os dois lados da moeda: a sobrevivência e mortalidade dos negócios" da professora Eva Maria Campos. A publicação mostra a importância dos estudos empreendedorísticos e as causas e fracassos da mortalidade das empresas. A mais recente edição da Revista Principia, também terá o seu lançamento na Reitoria. livros.jpg

No encerramento, novamente, os presentes serão brindados com música, com a apresentação do grupo de Sax do Campus João Pessoa coordenado pelo professor Draylton Siqueira.

Atualmente, o IFPB tem 21 unidades com cerca de 24.000 estudantes e mais de 2.100 servidores. A instituição oferece cursos de nível médio, superior e pós-graduação, com relevado destaque na pesquisa e extensão.

- Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB