Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Gestores avaliam participação na Reditec

Gestores avaliam participação na Reditec

Congresso mundial WFCP terminou neste domingo (25). Reditec segue até terça-feira (27)
por Patrícia Nogueira publicado: 26/09/2016 19h08 última modificação: 26/09/2016 19h08

Terminou neste domingo (25) a 9° edição do Congresso Mundial WFCP realizada em conjunto com a  40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que prossegue até terça-feira (27) em Vitória – ES.

A delegação do IFPB, composta por 12 gestores, dentre reitor, pró-reitores e diretores avaliou o evento como relevante para a discussão dos rumos da educação profissional nos próximos anos.

O Reitor do IFPB Nicácio Lopes ressaltou a organização do evento e a forma hospitaleira com que toda a delegação foi recebida. “Isso demonstra com que a Reditec é um evento paradigmático em nossa rede, onde estabelece um elo coesivo, num momento conjuntural adverso, um momento de troca de experiência, de intercambio, de integração, entre os gestores, para que se possa aprimorar o processo da gestão educacional”, disse Nicácio.

Confira a declaração dos participantes:

Para o pró-reitor de Administração e Finanças, Marcos Vicente: “Cerca de mil gestores de todo pais estão reunidos para discutir as perspectivas das instituições e os projetos institucionais e de governo e também estimular parcerias. No caso particular da PRAF, participamos de um fórum específico sobre o cenário econômico do país e o corte orçamentário que impactará na viabilização das nossas metas”, comentou o Pró-reitor. Marcos elogiou o nível das palestras e o fato de apresentar um panorama a nível mundial, “mostrando e mensurando o que tem de melhor na educação em outros países”, disse.

A Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, comentou sobre o congresso internacional: “Foi um evento muito profícuo, possibilitando a reflexão acerca da formação de pessoas através da educação, fazendo com que pensemos e nos programemos para preencher o espaço livre do aluno. A educação é mais abrangente do que mero desenvolvimento de competências e habilidades, envolve questões mais complexas da natureza humana e de nossa atuação na sociedade.” Com relação a Reditec, Mary acredita que é um espaço de fortalecimento da rede. “As perspectivas da educação profissional são bastante desafiadoras e a Reditec nos fortalece, uma vez que precisamos agir como uma rede para enfrentarmos as questões do dia dia e cumprir nossa missão”.

O Diretor do Campus João Pessoa, Neilor César, considerou a Reditec como um espaço que anualmente gera bastante expectativa, pois é um momento de ampla discussão da educação profissional. “É um importante momento de fazer uma avaliação situacional, dos desafios e dificuldades enfrentadas pelos nossos pares, então é sempre motivo de muita expectativa e de poder estar vivenciando e socializando com nossos colegas o nosso dia dia”. Ele ponderou que é necessário fortalecer ainda mais o debate no âmbito das diretorias gerais e que poderiam ampliar suas participações neste momento.

O Diretor do Campus Esperança, Valnyr Lira, ressaltou a importância do engajamento e da luta conjunta em prol de melhorias na educação: “É um evento de extrema importância. Um dos pontos de destaque é a interação de todos que fazem a rede para discutir seus problemas e suas soluções. É um ponto onde convoca todos nós para lutar contra o que esta sendo feito na educação de todo brasil”.

Zoraida Almeida, diretora do Campus Mangabeira, disse que é um evento importante para congregar o encontro de toda a rede. “Momento de refletir sobre o cenário atual e planejar estrategicamente nossas ações para que possamos avançar e não retroceder”, comentou a diretora referindo-se a conjuntura atual.

Guilherme Régis, diretor do Campus Itabaiana, considerou que “É um evento que, além de socializar todas as  experiência exitosas, tem como prioridade  discutir problemas comuns e tirar encaminhamentos. Lamentamos a ausência do governo federal”, afirmou.

Francilda Araújo, Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação comentou sobre a participação do IFPB na Reditec: “A nossa participação foi bem efetiva, conseguimos mostrar as nossas ações, trocar experiências. Tivemos oportunidade de compartilhar ações interessantes tanto com relação a experiências exitosas, como na pesquisa e extensão. Um evento como esse qualifica ainda mais a rede, não poderia ter havido momento melhor”.

A Pró-Reitora de Extensão, Vânia Medeiros, falou a respeito dos três eventos (o congresso, o fórum e a reditec) e disse que é um momento de reafirmar a autonomia da rede. “Reafirmamos a autonomia no projeto de desenvolvimento do território. Tratamos de uma educação profissional que pensa conjuntamente com as demandas da comunidade, se integra na comunidade, na construção de uma educação em rede, que constrói agentes de transformação social. Os eventos estão dando visibilidade a essa força”.

Para o Reitor Nicácio Lopes, as reflexões e discussões apresentadas no evento, deverão ser aplicadas em sala de aula. “Eu imagino de forma bastante consistente que nós possamos aproveitar tudo que foi exposto, problematizado, para aprimorar nossas práticas. Nossa instituição se efetiva na prática em sala de aula. Nós preconizamos que nossos gestores façam ressoar essa problematização e reflexões para que isso reverbere de forma efetiva na pratica cotidiana”.

A programação desta segunda-feira (26) conta com uma palestra da Setec, apresentação do planejamento estratégico do Conif e reuniões regionais. O evento encerra às 17h e na terça (27) prosseguem as reuniões dos fórum do Conif.