Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > “Planejar não é adivinhar o futuro”

“Planejar não é adivinhar o futuro”

Declaração foi dada pelo professor Álvaro Cavalcanti Filho, no Campus Monteiro, durante audiências do Planede
publicado: 01/09/2016 09h44 última modificação: 01/09/2016 15h31

As reuniões sistêmicas sobre o Planejamento Estratégico Decenal (Planede) nos campi aprofundam a discussão no âmbito do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) sobre o ato de planejar.

Pensar o amanhã da Instituição tem sido o grande desafio da equipe de trabalho do Planede. Em 27 de outubro deste ano, tem-se o prazo final para conclusão e apresentação do documento que vai nortear o futuro do IFPB nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Esta semana, o Campus Monteiro ofereceu uma contribuição inalienável para a proposta de transformação da instituição herdada para a instituição que se pretende para os próximos 10 anos.

De acordo com relatório da diretora de planejamento institucional, Elaine Brito, foram realizadas 16 audiências no Campus Monteiro. “Contamos inclusive com a participação do magnífico reitor Cícero Nicácio, no período de 29 a 31 de agosto”, afirmou Elaine.

Ela disse ainda que foram escutados diversos segmentos na construção do Planede. Com destaque para diretores de nível estratégico, servidores que são ex-alunos, funcionários terceirizados, pais de alunos, servidores com e sem função, alunos empreendedores, gestores locais, servidores e ex-alunos, dentre outros.

Para o presidente da comissão responsável pela elaboração do Planede, professor Álvaro Cavalcanti Filho, planejar não é adivinhar o futuro, mas construi-lo por meio de um processo dinâmico que transforme a vida institucional em toda a sua plenitude.

Ao avaliar a participação do Campus Monteiro no Panede, o professor Álvaro expressou seu reconhecimento à fortaleza daquela unidade de ensino na região do Cariri. “Existem instituições que apenas nascem e outras organizações que nascem para liderar”.

Na opinião do gestor, o Campus Monteiro tem uma perspectiva pujante com estudantes talentosos, servidores e terceirizados engajados, equipe gestora autóctone que alimentam cotidianamente os laços fraternos e de sociabilidade com a comunidade local.

O reitor Nicácio Lopes mediando às reuniões macro também foi apontado pelo professor Álvaro Cavalcanti Filho como a mola propulsora do Planede.

Em Monteiro, o reitor Nicácio Lopes - que participou de todas as reuniões do Planede - voltou a conclamar a participação de todos na diagnose institucional no levantamento dos pontos fortes e fracos de cada setor do Campus. “Este é o momento da compatibilização entre os diferentes segmentos do IFPB. Todos devem olhar para os objetivos da Instituição e contribuir, democraticamente, com a construção do Plano Estratégico Decenal”, convocou Nicácio Lopes.

Filipe Donner, diretor de comunicação e marketing da Reitoria, com informações de Rafael Rubens de Medeiros, coordenador de comunicação institucional do Campus Monteiro.