Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > PRAF publiciza manuais para Almoxarifado e Patrimônio

PRAF publiciza manuais para Almoxarifado e Patrimônio

Novos procedimentos deverão nortear gestão dos bens duráveis e de consumo
publicado: 18/08/2016 12h34 última modificação: 18/08/2016 12h34

A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) publicou dois importantes documentos que pretendem nortear ações no IFPB: o Manual de Rotinas de Patrimônio e o Manual de Gestão do Almoxarifado. Os dois manuais foram elaborados a partir do trabalho desenvolvido em comissão pelo Diretor de Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais, Jacinto Faustino Américo.

Durante a elaboração, os documentos passaram por consulta pública junto à comunidade do Instituto. “Tivemos várias contribuições importantíssimas que foram consideradas. O trabalho foi pautado também em experiências anteriores bem sucedidas e na legislação em vigor”, frisou o pró-reitor de Administração, Marcos Vicente dos Santos.

O pró-reitor destacou que a elaboração dos manuais se pautou, desde o início, na orientação dos órgãos de controle internos, como a Auditoria, e externos como a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. Marcos Vicente completou que a Procuradoria Jurídica também avaliou os documentos antes de serem aprovados pela portaria do reitor Nicácio Lopes.

A partir dessa publicização, espera-se uma maior padronização dos serviços prestados pelos profissionais que estão responsáveis pelo Almoxarifado e Patrimônio em todas as unidades do Instituto Federal da Paraíba. Um dos intuitos é evitar o retrabalho e por isso vários documentos necessários, como formulários, já são disponibilizados como anexos para serem utilizados.

Os dois manuais são bem completos, trazendo muita explicação sobre cada rotina dos setores de almoxarifado e patrimônio. “Temos todas as orientações para os usuários e para servir de referência a novos servidores, e até quem venha a trabalhar em algum desses setores. Os manuais trazem o passo a passo desde a aquisição de um bem até o seu descarte, por exemplo. Também vão ajudar na gestão de bens, para preservar a sua vida útil”, comentou Marcos Vicente.

O gestor da PRAF já remeteu os dois manuais em versão digital para os diretores-gerais dos campi. Ele agradeceu o feedback que a pasta teve a respeito do tema e deseja que todos se apropriem das orientações que estão sendo repassadas para aprimorar o serviço executado nessas áreas. Em breve, os manuais devem ser publicados na área da PRAF no site do IFPB: http://www.ifpb.edu.br/praf

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB