Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Planejamento Estratégico do IFPB entra em nova fase

Planejamento Estratégico do IFPB entra em nova fase

Até o mês de outubro mais de 90 oficinas serão realizadas nos campi
por Patrícia Nogueira publicado: 02/08/2016 10h46 última modificação: 02/08/2016 17h07

A construção do Planejamento Estratégico Decenal (Planede) do IFPB tem sido executada num ritmo intenso. Neste mês de agosto, será dado início a uma nova fase do processo que é a aproximação com os campi, através de oficinas com os diretores e equipe gestoras.

Ao todo 92 oficinas serão realizadas, ao longo de três meses, com o objetivo de construir coletivamente o planejamento estratégico. “Serão utilizados instrumentos científicos como a análise da matriz Swot aplicado ao IFPB, Balanced Scorecard aplicado a realidade educacional e outras ferramentas aplicáveis ao processo de elaboração do planejamento estratégico”, comentou o professor Álvaro Cavalcanti, responsável pela construção do Planede. Os encontros devem contar também com a presença dos estudantes, pais, servidores e empresas conveniadas. "A ideia é de que todos se tornem partícipes do processo", explicou Álvaro.

Nesta segunda-feira (01), a equipe responsável pela construção do Planejamento se reuniu com o reitor Nicácio Lopes e com os pró-reitores, fazendo um balanço do que já foi implantado. “O planejamento estratégico é antes de tudo uma ferramenta que irá trazer qualidade de vida ao instituto, é um benefício que será usufruído por todos nós”, destacou o professor Álvaro Cavalcanti. O Planede é uma ação da Diretoria de Planejamento Institucional pertencente a Pró-Reitoria de Administração e Finanças do IFPB.

A construção do planejamento estratégico do IFPB teve início no dia 05 de janeiro de 2016 com um prazo de 300 dias para a sua conclusão, através da concepção de um documento e de 10 produtos que já podem ser acompanhados no portal da transparência do IFPB no item Gestão à Vista. Através desse instrumento é possível monitorar as matrículas atendidas, força de trabalho, dados de pesquisa e extensão, informações orçamentárias e financeiras, dentre outras. A previsão é de que a minuta do planejamento seja entregue no dia 27 de outubro.

De acordo com o professor Álvaro, de janeiro para cá, já foi realizada a identificação de todos os indicadores institucionais dos últimos cinco anos em todas as áreas e também foi implementado um sistema que tem dado suporte na elaboração do Planede. “Outro destaque é a aliança estratégica desencadeada entre as áreas de tecnologia, marketing, gestão de pessoas, coordenação de concursos públicos, procuradoria institucional educacional e departamento de cadastro acadêmico”, disse Álvaro.

Com o planejamento estratégico serão vinculados todos os instrumentos normativos vigentes, contemplando o Plano de Desenvolvimento Institucional, os instrumentos de avaliação do Sinaes, a Lei de Diretrizes e Bases e o Programa de Gestão do Reitor.

O Reitor Nicácio Lopes tem dado apoio às ações de construção do Planede. “Recebi os trabalhos já realizados do Planede com muita satisfação. É um compromisso que assumimos na nossa plataforma programática de gestão e agora estamos tentando materializar este processo. A expectativa é extremamente positiva e com a entrega do produto teremos um ferramenta que fará um diagnóstico preciso da instituição, funcionando como balizador de ações futuras nos próximos 10 anos”, declarou Nicácio.

Videoconferências – Nesta terça-feira (02), será dado início a etapa de audiências nos campi através de videoconferências ou encontros presenciais. “Será um momento de interlocução informativa e convocação para o trabalho”. Os encontros serão promovidos pela Diretoria de Planejamento Institucional em conjunto com o reitor, pró-reitores e os diretores dos campi, que por sua vez deverão incentivar a sua comunidade a participar do processo.

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB