Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Planede: videoconferências marcam nova etapa

Planede: videoconferências marcam nova etapa

Reitor conclama participação dos diretores dos Campi nas oficinas do Planejamento Estratégico
por publicado: 03/08/2016 11h25 última modificação: 03/08/2016 19h05

O reitor Nicácio Lopes deu início nesta terça-feira (02) em seu gabinete a etapa das audiências nos Campi através de vídeo e áudio conferências dentro da construção do Planejamento Estratégico Decenal do IFPB para os próximos 10 anos. Os diretores dos Campi foram informados sobre as etapas do Planede, a importância das oficinas e orientados a assinarem uma moção de apoio.

Participaram das videoconferências os diretores gerais dos Campi de Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Cabedelo, Princesa Isabel, Guarabira, Itabaiana, Santa Rita, Pedras de Fogo, Patos, Picuí e Sousa. A previsão é concluir o contato com todos os dirigentes até o final desta manhã.

O reitor Nicácio lembrou aos gestores que as organizações governamentais, salvo algumas exceções, não planejam as suas ações a curto, médio e longo prazo, o que gera problemas administrativos e conflitos. “Uma instituição com a complexidade do IFPB não pode desconhecer os seus rumos, por isso designamos uma comissão que vai elaborar a carta de intenções que vai fixar as diretrizes para os próximos 10 anos” disse.

O Planede é uma ação da Diretoria de Planejamento Institucional que tem a frente a servidora Elaine Brito, sendo ligada diretamente à Reitoria.  O professor Álvaro Cavalcanti é quem está atuando mais diretamente com as ações do Planejamento Estratégico.  As webconferências são realizadas através de um serviço oferecido pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A ferramenta vem sendo utilizada no IFPB e agora de forma mais sistemática pela reitoria.

Durante a videoconferência com os diretores dos Campi, foi explicitado o cronograma das 92 oficinas que serão realizadas no período de 8 de agosto a 27 de outubro nas quatro mesorregiões pré-definidas: região da mata composta por 5 campi com sede em João Pessoa, agreste sediada em Campina Grande integrada por 5 campi, borborema com sede em Monteiro que envolve 4 campi e a mesorregião do sertão sediada em Cajazeiras composta por 6 campi.  As oficinas terão a participação de professores, técnicos, estudantes, egressos e pais de alunos, abrangendo todos os agentes envolvidos no processo educacional. Nesta segunda-feira (08) haverá a primeira reunião na sala do reitor com a mesorregião da mata.

Os diretores elogiaram a iniciativa da Diretoria de Planejamento Estratégico, se colocaram à disposição e reforçaram o compromisso pelo crescimento do Instituto com vistas aos benefícios que o Planede irá trazer a toda comunidade.

Os gestores foram orientados a assinarem a moção de apoio ao planejamento estratégico. “Queremos que esta ação seja de prioridade absoluta do nosso instituto” enfatizou  o reitor. O professor Nicácio lembrou que o Planede atende a uma determinação dos órgãos de controle da república.

Ontem o novo chefe da Controladoria Geral da União na Paraíba, Gabriel Aragão, fez uma visita de cortesia ao reitor Nicácio e reforçou a recomendação de que todas as organizações públicas que tem recursos auditados pelos órgãos de controle precisam dispor de um planejamento estratégico que deve apontar um plano de contingência e uma gestão de riscos.  “Estamos deixando um legado para o futuro, o nosso Planede mostra um compromisso com a comunidade e a preocupação com uma educação transformadora e emancipatória” concluiu o reitor.

-Heranir Oliveira - da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing