Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Planede faz reunião na Pró Reitoria de Administração

Noticia

Planede faz reunião na Pró Reitoria de Administração

Metas institucionais e sugestões de mudança na discussão sobre Planejamento Estratégico
por Ana Carolina Abiahy publicado: 15/08/2016 18h40 última modificação: 15/08/2016 18h40

Nessa segunda-feira, 15 de agosto, foi a vez da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) discutir acerca do Planejamento Estratégico do IFPB. O pró-reitor Marcos Vicente dos Santos e os servidores da PRAF assistiram a apresentação organizada pela equipe do Planejamento Estratégico Decenal (Planede), apresentada pelo professor Álvaro Cavalcanti Filho. Em um segundo momento, os servidores da PRAF puderam opinar acerca de mudanças que precisariam ser efetivadas para o melhoramento de seus setores e do Instituto.

O professor Álvaro destacou que cada apresentação realizada é preparada especificamente tendo em vista as atribuições daquele setor. A apresentação focou principalmente nas metas que a instituição assume, em marcos legais de diversas instâncias, e o quanto precisa se organizar para atingir o que se pretende. Um dos compromissos assumidos pela instituição é triplicar as matrículas até 2024. O termo foi assinado durante o pacto do Plano Nacional da Educação (PNE). O quadro atual de restrições orçamentárias também foi mencionado como um fator que precisa ser pensado para a gestão de riscos.

A equipe do Planede tem como diretora a servidora Elaine Brito que acompanhou toda a reunião redigindo a ata. Segundo Álvaro, o IFPB também precisa adotar novos procedimentos valorizando ações como a redação de atas que funcionem como um termo de compromisso a ser firmado entre os participantes. “Toda reunião precisa ter fatos e dados”, frisou Álvaro, apontando que as reuniões precisam gerar ações, para que o planejamento não fique apenas no campo da teoria sem resultados.

Os estudos da equipe do Planede ressaltam que é preciso alinhar os ritmos da instituição e para isso os servidores da Reitoria teriam papel fundamental. “A Reitoria é o órgão executivo que pode e deve dar suporte aos campi. O nível estratégico da instituição é da Reitoria”, frisou Álvaro. Entre as várias ações que a PRAF deveria executar, conforme foi mencionado na reunião, está a realização de visitas de prospecção junto aos campi, como fortalecimento dos relacionamentos para nortear procedimentos em médios prazo.

Álvaro elencou que o Planejamento Decenal está sendo articulado com a consulta aos diversos documentos que norteiam a instituição e o banco de dados disponível a partir da Procuradoria Institucional. Ele destacou ainda o papel de alianças que foram feitas com setores considerados chave no IFPB, como a DTI, DGCOM, DGEP e DCAD. O final da reunião foi marcado pelo diálogo com cada servidor que respondeu as indagações sobre sugestões de mudanças para a melhoria institucional.  

 Ana Carolina Abiahy / jornalista do IFPB

registrado em: