Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Napnes vão se reunir em encontro organizado pela PRAE

Napnes vão se reunir em encontro organizado pela PRAE

I Reunião dos profissionais será na segunda, 8 de agosto
publicado: 02/08/2016 14h52 última modificação: 02/08/2016 14h52

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) realiza nessa segunda, 8 de agosto, a I Reunião dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do IFPB. O evento vai ser realizado de 8h até 17h30, no Auditório do prédio das Trincheiras, onde fica a Prae e a Proexc.

O evento é organizado pela Coordenação de Ações Inclusivas da Prae, que tem a frente Larissa Cossetti Caju. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba tem 11 Napnes estruturados e em cada campus a instituição se adequa para atender aos estudantes com deficiência.

Segundo a coordenadora Larissa, o IFPB tem 263 alunos com deficiência. A ideia do Napne é suprir as necessidades desses estudantes pra que tenham as mesmas oportunidades educacionais que os demais alunos do Instituto. O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Os profissionais que prestam assistência a esses estudantes são intérpretes de Língua Brasileiras de Sinais (Libras), ledores, cuidadores, pedagogos, transcritores de Braille e psicólogos. São servidores do quadro permanente de pessoal e terceirizados contratados para agilizar a demanda quando há um aumento no ingresso desses estudantes.

A I Reunião dos Napnes terá palestras com servidores do IFPB e da Universidade Federal da Paraíba. A Coordenadora de Assistência Estudantil, Gillyane Lyndsay Gomes de Lima, vai debater sobre a política nessa área. Na ocasião, será escolhida a representação dos Napnes para a Comissão de Reformulação da Política de Assistência Estudantil do IFPB. Entre as propostas a serem discutidas com os participantes está a "I Semana da Inclusão".

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB