Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Criatividade foi a tônica da Planede na Proexc

Noticia

Criatividade foi a tônica da Planede na Proexc

Planede orienta a reestruturação da equipe e estímulo à afetividade entre pares como prioridades na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
publicado: 16/08/2016 11h49 última modificação: 16/08/2016 14h30
Planede reúne a Proexc.

Planede reúne a Proexc.

A equipe da Diretoria de Planejamento Institucional da Reitoria do IFPB manteve ontem (15), à tarde, o primeiro encontro de trabalho com os servidores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Instituição.

A reunião teve o objetivo de iniciar o processo de discussão para a construção do Planejamento Estratégico Decenal do IFPB (Planede-2025), no que se refere à adequação das políticas de extensão e cultura da Proexc com as metas institucionais para o referido período de planejamento da Instituição.

A Pró-reitora Vania Medeiros enfatizou o valor da integração de concepções e de experiências da educação profissional dos servidores veteranos com os da Ifetização, propiciada pelo Planede. “Essa interação entre os dois segmentos fortalecerá a construção indentitária do IFPB, no que tange aos processos de compreensão mais aprofundados das idiossincrasias das diversas profissões que se articulam em benefício da educação profissional e tecnológica no contexto da extensão, de forma indissociável ao ensino e à pesquisa”.

O professor Álvaro Cavalcanti Filho, coordenador do Planede, conduziu a reunião em um clima de muita criatividade, dando vida aos fundamentos teórico-práticos e aos argumentos técnicos. Com sua metodologia prático-científica, o professor conseguiu inspirar e iluminar a percepção dos servidores da extensão que participaram entusiasticamente das discussões encetadas na Proexc.  

A servidora Elaine Pereira de Brito, diretora de planejamento da instituição, também teve papel fundamental no estímulo aos servidores sobre a importância do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento do IFPB.

Na reunião, refletiu-se, também, sobre experiências anteriores de planejamento na instituição, com o objetivo de evitar equívocos que resultem em solução de continuidade no processo de planejamento institucional. Servidores que, em 1996, foram protagonistas do processo de Planejamento Estratégico, contribuíram com subsídios que poderão assegurar a construção do atual processo de planejamento.

Destacou-se, na discussão, a relevância do Planede considerar o IFPB uma instituição pública, que recebe influências dos contextos nacionais das Políticas de Educação Profissional, além de buscar se organizar através de estratégias capazes de superar possíveis frustrações e redirecionamentos de metas.

A equipe da Proexc elegeu, como uma das ações imediatas para o IFPB, a elaboração de um plano de sensibilização para a participação, envolvimento, compromisso e responsabilidade coletiva na construção do Planede. Foi sugerido, nesse contexto, a criação imediata de um espaço de encontro dialógico que promova o reconhecimento de pares, bem como a transparência sobre os trabalhos realizados pelos extensionistas da Instituição e da Pró-reitoria.

Dentre outras prioridades, a equipe destacou a importância da reestruturação da Proex, em nível organizacional, com a implementação de recursos materiais e humanos. Todos os presentes destacaram a importância da inclusão de outros perfis profissionais na equipe para a garantia da implantação da política de cultura como um dos eixos prioritários do órgão.

A referida reunião foi considerada, pelos servidores da Proexc, como uma das iniciativas mais importantes da atual gestão do IFPB para consolidar as políticas de extensão na instituição, sendo evidenciada a potencialidade da metodologia aplicada pela equipe da Diretoria de Planejamento na construção de laços afetivos e cooperativos entre todos os que vivenciaram a experiência inédita, do ponto de vista metodológico.

A reunião do Planede contou com a participação dos servidores lotados nas duas diretorias da Proexc: Diretoria de Gestão das Atividades de Extensão, representada pela professora Eudna Araújo; e a Diretoria de Extensão Tecnológica, sob a responsabilidade da professora Maiara Melo. Na oportunidade, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Vania Medeiros, provocou a sua equipe a refletir sobre as demandas imediatas e prioritárias da Proexc, além de instigar para a participação efetiva em todo o processo do planejamento institucional.

registrado em: