Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > CNPq divulga quantitativo de bolsas para o IFPB

CNPq divulga quantitativo de bolsas para o IFPB

Diretoria de Pesquisa comemora aumento na cota para o Pibic, mas houve corte no Pibiti e Pibic-EM
por Ana Carolina publicado: 03/08/2016 17h01 última modificação: 03/08/2016 17h01

A Diretoria de Pesquisa do IFPB está comemorando o aumento na cota destinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “Não esperávamos esse aumento de 30% no quantitativo”, alegra-se a diretora Girlene Formiga.

Acesse aqui na página da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, o resultado final do Edital 26/2016/Pibic, após o anúncio da cota pelo CNPq.

Se por um lado teve boa notícia nessa modalidade de edital, houve corte na cota do CNPq para o Pibic-Ensino Médio. Confira aqui o resultado do Edital 24/2016, atualizado hoje.

A diminuição no quantitativo também atingiu o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Confira aqui o resultado do Edital 25/2016 atualizado.

Os estudantes aprovados com bolsas já estão sendo cadastrados na Plataforma Carlos Chagas. “Mas, para oficializar o desenvolvimento do projeto e, consequentemente, o pagamento da bolsa, o estudante deve preencher e reenviar o Termo de Aceite do CNPq contendo, entre outras informações, o número de agência e conta corrente no Banco do Brasil, devidamente ativa e de titularidade do próprio bolsista”, relembra a professora Girlene.

Segundo a coordenadora de bolsas de pesquisa, Márcia Alves, esse procedimento deve ser realizado o mais urgente possível, uma vez que a folha de pagamento deste mês encerra dia 13 de agosto. Se a assinatura do Termo for posterior a essa data não será possível receber valores relativos ao mês do julho.

Os orientadores/coorientadores e estudantes que tiveram projetos aprovados de forma voluntária (PIVITI) devem receber um e-mail da Diretoria de Pesquisa solicitando o preenchimento e o reenvio do Termo de Compromisso, para também oficializar o desenvolvimento do projeto. Os projetos são de áreas diversas e abarcam tanto a reitoria quanto os campi do Instituto Federal da Paraíba.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB