Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Novo site do IFPB será lançado com um Portal da Transparência

Novo site do IFPB será lançado com um Portal da Transparência

Lançamento, na quinta, terá palestra sobre Internet e Empoderamento do Cidadão.
por publicado: 06/07/2016 15h46 última modificação: 06/07/2016 15h47

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vai lançar, em 7 de julho, a partir das 9h, o seu novo site com destaque para o Portal da Transparência. A ferramenta atende à orientação do reitor Nicácio Lopes que quer facilitar para o cidadão o acompanhamento da gestão para o aprimoramento das políticas públicas.

O novo Portal na Internet vai reorganizar o fornecimento de informações sobre a Instituição. Entre os destaques preparados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) está o Portal da Transparência que vai agregar diversos dados sobre o Instituto, adequando-as à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), a Lei da Transparência.

De acordo com o diretor da DTI, Pablo Andrey Arruda, as novas funcionalidades vão mostrar todo o potencial da instituição e aproximar a gestão da comunidade. Com o Portal da Transparência, será possível detalhar os gastos com diárias e passagens por servidor; disponibilizar o quantitativo de servidores por Campus e as pesquisas obtidos da Plataforma Lattes. A Execução Orçamentária do IFPB também vai ser disponibilizada, indicando com clareza todos os recursos financeiros utilizados, com atualização diária. Além disso, serão publicados os Boletins de Serviço atualizados.

Segundo o Reitor Nicácio Lopes, a divulgação da execução orçamentaria é muito significativa. “É uma ferramenta fantástica, que vai agregar diversas ações referentes à transparência. Serão disponibilizadas informações sobre toda a movimentação financeira do IFPB, desde despesas menores (uma contratação de serviços de manutenção, por exemplo) até as despesas maiores (como as referentes às obras dos campi em implantação), de todas as nossas unidades”, explica Nicácio.

“Este é um grande marco da nossa gestão, na busca por um IFPB mais transparente. Somos o único Instituto, dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a possuir esse tipo de sistema, ou seja, estamos indo além do que a Lei de Acesso à Informação determina para as instituições públicas”, acrescenta o dirigente.

“Nosso país tem, em sua essência, uma cultura firmada na ocultação de informações e a Lei de Acesso à Informação foi um grande marco para mudarmos essa realidade. Precisamos ressaltar iniciativas como esta e divulga-las para toda a sociedade, estimulando a transparência, que é uma das bases da Administração Pública e um direito de todo cidadão”, finalizou o reitor Nicácio.

O lançamento do Portal terá pronunciamento do Reitor, explanações do diretor da DTI sobre o novo site e uma palestra com a professora do campus Cabedelo do IFPB, Candida Nobre, mestre em Comunicação e professora da área de Marketing, com experiência em mídias digitais, sobre “Internet e Empoderamento do Cidadão”.  O evento será na Reitoria do IFPB, Casa Coriolano de Medeiros, em Jaguaribe.