Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 06 > Proexc lança o Programa Integrador Escola Comunidade

Proexc lança o Programa Integrador Escola Comunidade

A participação no PIEC 2016 se dará por meio de processo seletivo a ser realizado no período de 13 de junho a 05 de agosto de 2016.
por publicado: 14/06/2016 14h56 última modificação: 03/07/2016 14h57

A equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (PROEXC) vem se destacando no âmbito regional e nacional pelas inovações criativas que tem implementado no campo da extensão popular em rede, com relação às peculiares dos projetos de extensão financiados através de editais.

A Proexc surpreende, novamente, a comunidades docente e discente da Instituição com uma nova modalidade de Programa de extensão. Foi lançado, ontem (14), o Programa Integrador Escola Comunidade (PIEC), através dos Editais 23 e 24/2016.

A participação no PIEC 2016 se dará por meio de processo seletivo a ser realizado no período de 13 de junho a 05 de agosto de 2016, com submissão de propostas até o dia 13 de julho de 2016. O PIEC tem o objetivo de promover a realização de programas de extensão que viabilizem a integração do ensino com os contextos educacionais, políticos, culturais, sociais, científicos e tecnológicos do território local e regional onde se encontram os campi do IFPB.

O apoio financeiro oferecido por meio deste Edital está contemplado no orçamento da PROEXC/IFPB, exercício 2016, com realização prevista entre os meses de agosto e dezembro de corrente ano. Os Campi de Santa Rita, Esperança, Itabaiana e Itaporanga financiarão os programas com recursos próprios, conforme o edital nº 24/2016.

Segundo informações da equipe da Proexc, o PIEC prevê o financiamento de duas taxas de bancadas no valor individual de R$ 2.500,00, a serem liberadas nos meses de agosto e outubro para fomento de despesas do referido Programa, ou em datas definidas pela PROEXC em virtude de mudanças de cronogramas de execução orçamentária e financeira. O programa contempla, ainda, os estudantes com uma bolsa para nível superior no valor de R$ 525,00 e duas bolsas para o ensino técnico no valor mensal de R$ 200,00; dando a opção das três bolsas de estudantes serem para o ensino técnico no valor mensal de R$ 200,00.

Contextualizando a iniciativa frente à política de extensão da Rede Federal de Educação Tecnológica, a Diretora de Extensão Tecnológica do IFPB, professora Maiara Melo, assinalou que “o papel da política de extensão no âmbito dessa Rede é garantir que os processo de formação profissional estejam sustentados em valores educativos, culturais, políticos, sociais, científico e tecnológicos, com o sentido de promover a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, de modo que a educação profissional feita nos Institutos não reforce ainda mais as relações de dominação e exploração, de caráter econômico e/ou ideológico no contexto desses territórios; mas sim, fortaleça a redução de desigualdades sociais e promova a justiça social”.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Vania Medeiros, lembrou que a Lei nº 13.005/2014, que sanciona o Plano Nacional de Educação com vigência de dez (10) anos, estabelece como meta 12 que haja expansão do número de matrículas nas instituições públicas de ensino superior e que se assegure a qualidade da oferta. Portanto, “devem ser asseguradas, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”, destacou.

O referido edital estabelece os seguintes prazos: Inscrições até o dia 13/07; pré-seleção entre 14 e 20/07; avaliação de 21 a 31/07 e o resultado preliminar em 01/08. O edital prevê os dias 02 e 03/08 para impetrar recursos e o dia 05/08 para publicação do resultado final do processo seletivo.

Crisvalter Medeiros, jornalista