Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 05 > Experiência exitosa de inclusão de pessoas com necessidades específicas é apresentada no ForGrad

Expositor foi o professor do Instituto Federal de Brasília Franclin Nascimento
por publicado: 24/05/2016 00h00 última modificação: 28/05/2016 16h50

“Políticas afirmativas no ensino superior: inclusão e acessibilidade” foi o tema do painel apresentado pelo professor Franclin Nascimento do Instituto Federal de Brasília no final da manhã de terça-feira (24) no ForGrad Nordeste.

Franclin que possui 12 anos de militância na área de inclusão contou um pouco da sua experiência no Instituto Federal de Brasília e motivou os participantes a se engajarem na causa. “Os educadores devem estar preparados para atender e acolher estes alunos com necessidades específicas”, disse Franclin, ressaltando o papel do professor do ensino superior frente à inclusão.

Por força da lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) a educação constitui um direito da pessoa com deficiência e cabe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a inclusão. A educação inclusiva deve estar garantida também nas instituições privadas e a pessoa com deficiência deve ser atendida desde o seu ingresso, passando pela permanência e proporcionando o seu êxito.

Para Franclin, o grande desafio é transformar as instituições para que elas atendam às diferenças, respeitem os ritmos de aprendizagem e façam com que os alunos com necessidades específicas tenham condições de construir seu pensamento e seu conhecimento. Um dos caminhos, ressalta o professor, é adquirir tecnologias assistivas, investir na formação e no atendimento educacional especializado (AEE) com salas de recursos multifuncional onde educadores preparados devem atuar.

Por fim, o professor sugere que sejam iniciadas as discussões sobre a terminalidade específica no âmbito do ensino superior, como forma de garantir uma certificação de conclusão, com histórico que apresente as competências e habilidades adquiridas durante a trajetória escolar, aos educandos com cujas necessidades especiais não lhes possibilitaram alcançar o nível de conhecimento exigido para a conclusão do curso.

O ForGrad Nordeste 2016 encerra-se na tarde desta terça-feira (24). Será apresentada palestra sobre Educação Empreendedora, pelo Sebrae, em seguida, relato de experiência sobre evasão na UNESP e estratégias de combate à evasão aplicadas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e por fim será apresentada a "Carta de João Pessoa", com os encaminhamentos do fórum.