Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 05 > Educadores se reúnem para debater retenção e evasão

Noticia

Educadores se reúnem para debater retenção e evasão

ForGrad Nordeste inicia seus trabalhos nesta segunda (23) e segue até amanhã (24)
por publicado: 25/05/2016 08h57 última modificação: 04/07/2016 14h33

Cerca de 200 profissionais e gestores de mais de 70 instituições que atuam diretamente na oferta de educação superior pública e privada estão reunidos no Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação da região Nordeste, nos dias 23 e 24 no auditório do Unipê, na capital paraibana.

“Considero este evento de suma importância e o fato de estar situado no Nordeste é uma grande honra. São diversas instituições que vem aqui refletir sobre um tema angustiante e a Paraíba fica na vitrine, demonstrando o comprometimento com a qualidade do ensino superior”, destacou o reitor do IFPB, Nicácio Lopes.

A edição atual do ForGrad tem a proposta de fazer uma reflexão sobre a retenção e evasão no âmbito dos cursos de graduação, problema que afeta não só as instituições privadas como também as públicas, comprometendo os seus financiamentos.

O IFPB oferta cursos superiores desde a década de 90 quando a instituição ainda era denominada Cefet. De lá para cá, mais de 30 cursos vem sendo ofertados em campi espalhados por todo Estado. Pensando no fenômeno da evasão o IFPB constitui uma comissão que vem estudando de forma analítica esse fenômeno, identificando as causas e monitorando. “Entendemos que esse processo não pode ser pontual e sim processual”, destacou Nicácio.

A cerimônia de abertura do evento contou com a apresentação cultural da camerata de violões e cordas do IFPB. Em seguida, após a composição da mesa solene, a Presidente do ForGrad Nordeste e Pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho declarou aberto os trabalhos e deu as boas-vindas aos participantes.

Para o presidente do ForGrad Nacional, Lucídio Santos, o Fórum é um instrumento importante para a melhoria da qualidade da graduação e deve se manter vigilante para que as conquistas obtidas nas ultimas décadas não sejam perdidas. Ele fez destaque ao Plano Nacional de Graduação e citou alguns pontos abordados no documento.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do ForGrad Nacional, Lucídio Santos; Reitor do IFPB, Nicácio Lopes; Presidente do ForGrad Nordeste e Pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; Diretor de Gestão Operacional e Marketing do Unipe, Paulo Trindade, representando a reitora Ana Fonseca; Reitora da UFPB, Margareth Formiga; Diretora Geral do IESP, Erica Marques; Professor Luciano Lemos, representando o reitor da UFCG; Diretora da Faculdade do Senai-PB, Claudia Maia e o Reitor da UEPB, Antônio Guedes Rangel Jr.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela TV Itararé com o apoio da TV IFPB e pode ser acompanhado pelo link.

 

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB