Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 05 > Bolsas de estudo no Canadá: Inscrições abertas para estudantes da Rede Federal

Bolsas de estudo no Canadá: Inscrições abertas para estudantes da Rede Federal

Prazo de Pré-inscrição vai até 11 de junho. Arinter oferta TOEFL no dia 02/06
por publicado: 24/05/2016 00h00 última modificação: 01/02/2017 08h55

Foi divulgado o Edital/Chamada do CONIF-CICan que selecionará alunos de Cursos Superiores de Tecnologia dos Institutos Federais para intercâmbio de até 18 meses no Canadá a partir de setembro deste ano. O IFPB  fará a pré-seleção de dois alunos para integrarem a seleção nacional, que será realizada pelo Conselho Nacional das Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), parceiro da Associação dos Colleges Canadenses (CICan) na promoção da iniciativa. Clique aqui para acessar a Chamada Pública nº 01/2016.

Estão sendo ofertadas 10 bolsas exclusivas para estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal, sendo sete bolsas para estudos em inglês e três para estudos em francês. Para isso, os alunos interessados deverão apresentar teste de proficiência em uma das línguas. Para comprovação da proficiência em inglês, serão aceitos os testes IELTS (score necessário: 6.0), TOEFL-IBT (score necessário: 75 a 79) e TOEFL-ITP (score necessário: 537 a 550).

Oferta Especial

O IFPB vai aplicar o TOEFL-ITP para os estudantes que pretendem participar desta seleção na quinta-feira (02/06) às 14:00 h, no Auditório da Reitoria. Para participar, os estudantes devem enviar e-mail até esta segunda-feira (30/05), às 17:00 h, para a Arinter (arinter@ifpb.edu.br) com o assunto “Inscrição em Oferta Especial do TOEFL-ITP”, informando nome completo, matrícula, RG, CPF e data de nascimento. A confirmação da inscrição será enviada, via e-mail, para o aluno.

Quem fizer o TOEFL ITP ainda deverá realizar teste de proficiência oral a ser organizado pela equipe de seleção do Canadá. Já a proficiência em francês poderá ser atestada pelos exames TCF ou DELF (mais informações poderão ser obtidas no site da Aliança Francesa no Brasil).

A Pré-seleção foi padronizada pelo FORINTER - CONIF  a todos os Institutos Federais e foi publicada pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB. Confira neste link a Pré-seleção IFPB/Arinter nº 01/2016.

O prazo de Pré-inscrição vai até o dia 11 de junho (via e-mail). O resultado final será divulgado em 30 de junho. No mês seguinte, o Conif e o CICan definirão a instituição de destino de cada estudante.

A Arinter estará à disposição para dirimir dúvidas pelo e-mail arinter@ifpb.edu.br  e/ou atendimento ao público às quartas, quintas e sextas das 14h às 17h,  na Av. João da Mata, 256 - Jaguaribe (Edifício Coriolano de Medeiros - Casa Rosada).

Requisitos – Para pleitear a bolsa, o candidato deve ter cursado dois semestres consecutivos, sem reprovações; comprovar nota média geral igual ou superior a sete pontos; possuir proficiência em língua inglesa ou francesa e, no retorno ao Brasil, ter, no mínimo, um semestre letivo para ser concluído.

Vantagens- Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil). O estudante também receberá auxílio financeiro para se instalar naquele país e para aquisição de material. Durante o período no Canadá, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).

Ascom do IFPB com informações do Conif/Arinter