Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2021 > 12 > Estudantes do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB Campus Monteiro rompem barreiras geográficas

por publicado: 30/12/2021 15h40 última modificação: 30/12/2021 16h31

O ano de 2021 foi marcante para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST em ADS). Foram fechadas parcerias com várias empresas, ao longo do ano, e dezenas de estudantes se destacaram sendo aprovados em processos seletivos para vagas de emprego e de estágio. A seguir, são descritas algumas das ações que culminaram na consolidação da alta empregabilidade demonstrada pelo curso.

Em 2018, durante a organização do Seminário de Tecnologia da Informação (SEMITI), os professores do curso tiveram ideia de convidar uma empresa de Tecnologia da Informação para simular entrevistas de emprego com os estudantes que estavam perto de concluir o curso. O principal objetivo destas entrevistas não era que os estudantes acabassem sendo contratados, mas foi oferecer a experiência de passar por um processo seletivo e de se encontrar cara a cara com um recrutador. Graças ao networking de um dos professores, conseguimos convidar um representante na Unidade de Desenvolvimento da Stefanini de Campina Grande, que aceitou o convite e veio ao Campus conhecer os nossos estudantes.

Na primeira edição do ciclo de entrevistas, em 2018, cerca de 10 estudantes foram entrevistados no Campus. Posteriormente, foi dado continuidade ao processo seletivo e três acabaram sendo contratados ainda naquele ano. A parceria se repete, até hoje: em 2019, quatro estudantes foram contratados e, em 2020 e 2021, um foi contratado em cada ano.

Os professores do curso têm tido a preocupação em divulgar as conquistas dos estudantes e egressos, através de várias iniciativas: produção de artigos para o site, convite de egressos para conversas, preparação de material gráfico e vídeos para divulgação do curso. Tudo isso com o intuito de estimular, demonstrando que todos são capazes de alcançar uma carreira de sucesso, assim como os egressos.

Em 2020, no início da pandemia da COVID-19, foi compartilhada, no grupo de e-mails do curso, a primeira oportunidade de estágio home office (para a empresa Aiko). Para esta oportunidade, um estudante acabou sendo contratado. Após isso, os professores do curso criaram o hábito de compartilhar outras oportunidades de estágio e emprego, neste grupo de e-mails. Ao mesmo tempo, algumas empresas começaram a procurar o curso oferecendo parcerias e oportunidades de estágio.

Em 2021, graças à proliferação das vagas no formato home office e a possibilidade de participar desses processos seletivos sem sair de casa, vários estudantes acabaram sendo contratados como efetivos ou como estagiários. Atualmente, o Curso passa por um ciclo virtuoso no qual há vários estudantes, de vários períodos, trabalhando e estagiando; estes inspiram os colegas de turma que, agora, estão confiantes da sua capacidade técnica, graças às conquistas dos colegas, e não tem receio de participar de processos seletivos. Ao longo do ano, foram vários que entraram em contato com a Coordenação do Curso para informar que estavam sendo aprovados em processos seletivos. Cada uma dessas notícias foi comemorada por todos.

Neste momento, ao todo, são 33 estudantes estagiando ou trabalhando. Eles representam 18% do corpo discente do curso. Desses, 42% são estagiários e 58% são desenvolvedores júnior. 80% desses estudantes estão no 6º ou 7º período do curso, mas há estudantes do 3º, 4º e 5º período estagiando também. No momento, a empresa com o maior número estagiando ou trabalhando é a Klock Tech, com quatro estudantes, seguida pela Dock, Stefanini e Urbana, com três cada. A grande maioria atua na modalidade home office (81%). A maior parte das empresas está situada em João Pessoa, Campina Grande e Recife (nesta ordem), mas há estudantes atuando para empresas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo.

A alta demanda do mercado aliada ao talento dos estudantes do curso, a infraestrutura disponível, os servidores que atuam no campus e as políticas públicas de apoio a permanência, resultaram nesses números, que atestam que as barreiras geográficas e de acesso a vagas já foram ultrapassadas, havendo oportunidades de vagas de trabalho excelentes em grandes players da indústria de software paraibana e nacional, sobretudo no regime de trabalho home office.

Além disso, as perspectivas para o futuro são bastante otimistas, com o aumento no número de empresas parceiras, renovação do acervo bibliográfico do curso e também upgrade nos laboratórios de uso exclusivo do curso. A reitoria do IFPB adquiriu 20 novos computadores e, através de recursos de uma emenda parlamentar, foram adquiridos 31 computadores de alta performance, que ajudarão no desenvolvimento das habilidades técnicas dos estudantes. Por fim, a Pró-Reitoria de Ensino disponibilizou um MacBook para o curso, através de demanda compartilhada no Programa da Reitoria Itinerante.

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é oferecido pelo IFPB – Campus Monteiro, noturnamente, com oferta de 40 vagas semestrais, mais informações no Portal do Estudante do IFPB (https://estudante.ifpb.edu.br/cursos/13/).