Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2023 > 12 > UMBUMAKER celebra primeiro ano de atividades e certifica estudantes dos editais de Tutoria Maker

O evento marcou a consolidação do espaço de prototipação do campus, em que 21 tutorados foram capacitados
publicado: 21/12/2023 13h44 última modificação: 21/12/2023 15h15

O Umbumaker completou o seu primeiro ano de atividades. Entre os anos de 2022 e 2023 foram executados os editais de tutoria maker que proporcionaram a imersão de estudantes nessa cultura, com a realização de oficinas envolvendo ideação, modelagem e impressão 3D, iniciação à programação e à robótica. Ambos os editais forneceram vagas para bolsistas e voluntários, nas modalidades tutor e turorado.

No último dia 08 de dezembro foram certificados os 21 estudantes tutorados oriundos dos cursos de nível técnico do campus que concluíram as oficinas desses editais, assim como 04 estudantes de curso superior que atuaram como tutores.

O evento contou com um coquetel e a participação do diretor geral, Prof. Abimael Silva e do diretor de desenvolvimento de ensino, Prof. Jorge Brasil. Eles destacaram a visão do Umbumaker como um espaço de impulsionamento do trabalho em inovação do campus e registraram o reconhecimento institucional e externo já obtido pela iniciativa, por meio do feedback daqueles que visitaram o campus ao longo deste ano, entre gestores do IFPB, representantes da sociedade civil e agentes políticos da região.

umbu 1.jpgOs docentes orientadores das oficinas deste ano, Julierme Silva, Wagner Oliveira e Giuseppe Lima destacaram a responsabilidade que os agora “umbumakers” do campus possuem, no sentido de observarem as oportunidades de problemáticas, idealizarem e experimentarem soluções em conjunto com outros estudantes, os professores e a comunidade externa, a fim de que novos projetos de prototipação maker possam surgir.

“Esses estudantes foram introduzidos a um conjunto de possibilidades, que vão desde a propositura até a colaboração em projetos maker, assim como a formação de equipes para competições em robótica. Vários estudantes já estão bastante animados e se mobilizando para atuarem em 2024 nesse sentido, usando a infra doumbu 3.jpg Umbumaker”, destacou o Prof. Julierme. “É um grande diferencial na formação desses estudantes esse contato com ferramentas e métodos para expressar ideias e soluções, considerando o que há disponível na infraestrutura do Umbumaker hoje, a exemplo da modelagem e as impressoras 3D”, lembrou o Prof.  Wagner.

Ao longo de 2023 o Umbumaker desenvolveu uma plataforma própria para competições de robótica Umbubot, sob orientação do docente Julierme Araújo, em que foram realizadas oficinas  abertas com o mesmo no 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

umbu 2.jpgPor fim, no edital de tutoria maker deste ano as equipes desenvolveram dois miniprojetos. O primeiro projeto objetivou a montagem e programação de um exemplar novo do protótipo robótico Umbubot. Já o segundo projeto, confeccionou um modelo de kit de peças de xadrez impressas em 3D, em atendimento a uma demanda real do campus.

O coordenador de pesquisa e agente de inovação do campus, Prof. Giuseppe Lima, relembrou as origens e o processo de liderar a concepção e institucionalização do Umbumaker: “Ocasionalmente, já ocorriam atividades envolvendo prototipação maker em nosso campus, a partir de projetos de pesquisa e também de equipes de estudantes engajados em competições de robótica no ensino médio. Desde o final de 2021, acompanhamos a política de inovação do IFPB sendo implantada e em paralelo o movimento maker se afirmando na Rede Federal. E nosso campus foi buscando isso, em que conduzimos duas comissões para institucionalizar o espaço. Atualmente,umbu 6.jpg contamos com docentes associados na gestão do espaço e na orientação dos editais de tutoria maker, mas ainda há um trabalho a ser realizado no incremento de equipamentos para a nossa infraestrutura. As experiências que já obtivemos na preparação de capital humano com esses editais já corroboram a capacidade de renovarmos as gerações de estudantes que poderão colaborar com o gerenciamento do espaço, que poderão propor e realizar novas atividades e projetos de prototipação maker, engajando cada vez mais a comunidade acadêmica, a assessoria por docentes e técnicos administrativos do campus e as parcerias com a sociedade”.