Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2023 > 06 > Campus Monteiro realiza o 'Dia D da Inovação'

Campus Monteiro realiza o 'Dia D da Inovação'

O evento também contou com o lançamento do LIDS na rede de fábricas de software do IFPB
por publicado: 05/06/2023 15h46 última modificação: 06/06/2023 10h15

Durante toda a tarde do último dia 31 de maio, foi realizado no miniauditório do Campus Monteiro o "DIA D DA INOVAÇÃO", visando uma troca com a equipe docente sobre informações de propriedade intelectual, transferência tecnológica, ecossistemas de inovação e oportunidades.

Os representantes da agência de inovação NEO IFPB conduziram um momento pioneiro no campus, provocando e inspirando a todos sobre como a inovação está presente no cotidiano das atividades acadêmicas e sobre como ela agrega valor à produção científica e tecnológica, com efeitos para a promoção e o reconhecimento dos seus realizadores.

De forma descontraída, foram apresentados os objetivos e as formas de atuação da NEO IFPB e como é estabelecida a dialógica desde a prospecção de oportunidades em torno de uma nova ideia até a consolidação de parcerias para realizá-la.

Da agência marcaram presença o Diretor Executivo, Daniel Macedo, o Coordenador de Propriedade iIntelectual, Prof. Valdecir Moreno e o Coordenador de Transferência Tecnológica, Flaviano Silva.

O evento foi organizado pela servidora e mestranda Safira Mabel, do programa ProfNIT, em colaboração com a Coordenação de Pesquisa e Inovação do campus , sob a condução do Prof. Giuseppe Lima, que resumiu a experiência proporcionada pelo evento:

“Vários docentes nos deram um feedback positivo sobre as possibilidades em inovação e sobre como entendê-la e promovê-la, visualizando-a como algo que pode surgir de uma ideia inicial sobre os nossos próprios arranjos sociais e produtivos ou que emerge do movimento natural das atividades já desenvolvidas com os nossos estudantes nos cursos. Todos perceberam como reconhecer oportunidades sobre essas ideias para agregar valor e reconhecimento aos professores, estudantes e parceiros realizadores, o que envolve a proteção e remuneração do capital intelectual via transferência de tecnologia e serviços, em que devemos buscar sempre o agenciamento da NEO na facilitação desses processos. Esperamos que essa conscientização gere novos realizadores de inovação engajados em nosso campus.”

Safira também indicou que outras ações estão previstas no campus, envolvendo diálogos direcionados com a comunidade acadêmica sobre tipos de proteção em propriedade intelectual mais usuais, nos respectivos eixos tecnológicos dos cursos.

Na oportunidade, os representantes da NEO conheceram os espaços de inovação recém criados ou ampliados, como o Umbumaker e o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Software (LIDS), em que as necessidades para consolidá-los como espaços abertos de inovação foram conversadas. Oportunamente, o LIDS foi lançado como um dos membros da futura rede de fábricas de software do IFPB, a FabSoft.