Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2020 > 10 > Ciclo de Lives Locais do Campus Monteiro para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Noticia

Ciclo de Lives Locais do Campus Monteiro para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

A temática deste ano é INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A NOVA FRONTEIRA DA CIÊNCIA BRASILEIRA. Confira o ciclo de lives nacional e local.
publicado: 22/10/2020 19h19 última modificação: 29/10/2020 15h05

Sobre o ciclo local de lives do Campus Monteiro

A Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPESQI-MT) de nosso campus promoverá um ciclo de lives local com especialistas e entusiastas que elucidarão as aplicações e implicações da Inteligência Artificial (ou IA). As temáticas dessas lives foram especialmente selecionadas para que a nossa comunidade acadêmica possa compreender o tema de forma abrangente, assim como alguns de seus impactos científicos e tecnológicos, numa linguagem simples e acessível. A ideia é que todos possam se apropriar das mudanças que já estão se tornando realidade em nossas vidas e profissões, impulsionadas pela IA.

Portanto, a Inteligência Artificial não é um assunto somente de interesse de áreas como computação e engenharias, pois os seus campos de aplicação geram conhecimento e tecnologias na resolução de problemas de diversas outras áreas do conhecimento, englobando ciências exatas e da natureza, humanas, biológicas, entre outras. É relevante também a discussão sobre os impactos no ser humano, como as questões éticas, a segurança dos fluxos de informação, as responsabilidades, as oportunidades e as ameaças, considerando uma sociedade cada vez mais conectada e dependente de soluções com inteligência artificial.

 



ESTUDANTE, CONFIRA O NOSSO CICLO LOCAL DE LIVES NO CANAL DO YOUTUBE DO CAMPUS MONTEIRO

  • As instruções para obtenção dos certificados de participação como ouvinte serão fornecidas ao vivo durante as lives abaixo listadas (somente para docentes e discentes do campus). Durante cada live, 03 palavras-chave serão fornecidas. Você deve informá-las corretamente no formulário de solicitação para poder obter o seu certificado, cujas solicitações podem ser realizadas até às 23:59h do dia 30/10/2020
  • Para acesso ao link do formulário de solicitação e para maiores instruções CLIQUE AQUI! Você pode fazer uma solicitação de uma só vez  (depois de assistir a todas as lives, possuindo as suas respectivas palavras-chave) ou ao final de cada live (nesse último caso, marque as lives ainda não assistidas ou desconsideradas com a primeira opção "Não participei desta live ou não desejo receber certificado como ouvinte para a mesma").

 

[SEXTA-FEIRA, 23/10/2020 às 18h] IA & INCLUSÃO REAL: UMA CONVERSA SOBRE OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA PARA A ACESSIBILIDADE. Os convidados conversarão sobre o desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, incluindo o protagonismo da inteligência artificial no aprimoramento e avanço das mesmas. LINK YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=rwGUH5o838s

 

[TERÇA-FEIRA, 27/10/2020 às 19h] A IA E O FIM DO MUNDO COMPREENDENDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, AS SUAS CONTRIBUIÇÕES E AMEAÇAS. Os convidados desmistificarão os conceitos e aplicações da inteligência artificial (IA), numa linguagem simples e introdutória. Entenda melhor porque a IA é vista como uma importante ferramenta sore o futuro da humanidade e como seria esse novo cotidiano: nas organizações, nas profissões e até dentro da sua casa! LINK YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=XeDNg9Q_2hQ

SOBRE OS CONVIDADOS

Prof. Eugênio Saraiva. Coordenador do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Laboratório de Inteligência Artificial do IFPE Garanhuns. Doutor em Ciência da Computação, com foco em Neurociência Computacional e Inteligência Artificial. Líder do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada.

Prof. Tiago Brasileiro. Docente do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB Campus Monteiro. Doutor em Ciência da Computação pela UFCG, com ênfase em análise e qualidade de dados.

Prof. Filippo Régis. Docente substituto do IFPE Garanhuns. Foi docente da disciplina Informática Industrial na Faculdade de Tecnologia (SENAI). Mestre em Informática Aplicada (UFRPE) na área de Inteligência e Modelagem Computacional.

 

[QUINTA-FEIRA, 29/10/2020 às 19h] CIDADES INTELIGENTES: TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À SERVIÇO DO URBANISMO E DA QUALIDADE DE VIDAOs convidados conversarão sobre o desenvolvimento e planejamento das cidades do futuro (smart cities ou cidades inteligentes), que utilizam inteligência artificial para melhor planejamento, infraestrutura e fornecimento de serviços dentro da malha urbana, em benefício dos cidadãos. LINK YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=xCh-hnlbzJk 

SOBRE OS CONVIDADOS

Prof. Julierme Araújo. Docente da Pós-Graduação em Machine Learning com Internet of Things (IoT) do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Mestre em Ciências da Computação pela UFPE, com ênfase em Sistemas Inteligentes. Tecnolando em Automação Industrial pelo IFPB. Pesquisador na área de visão computacional e robótica industrial.

José Augusto Gomes Neto. Doutorando em Eng. Civil e Ambiental pela UFPB, com ênfase em estrutura e materiais de construção sustentáveis. Associado ao Laboratório de Ensaio de Estruturas e Materiais (LACEB / LABEME) e pesquisador de estruturas com uso de bambu. Servidor da Secretaria de Planejamento do Município de Monteiro.

Prof Adri Lucena. Docente do IFPB Campus Monteiro na área de Representação Gráfica de Projetos, Projeto Arquitetônico e Arquitetura Sustentável. Pesquisador na área de Desenvolvimento e Arquitetura Sustentável.

Prof. Tiago Brasileiro. Docente do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB Campus Monteiro. Doutor em Ciência da Computação pela UFCG, com ênfase em análise e qualidade de dados.

 



Sobre a programação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) 

CONFIRA OS VÍDEOS E LIVES DENTRO DA PROGRAMAÇÃO NACIONAL NO CANAL DO MCTI NO YOUTUBE, com participação dos grandes especialistas em ciência e tecnologia do Brasil na atualidade. LINK:  https://www.youtube.com/channel/UCjuL_xtE7NpxtkWbYc89DFA 

VEJA MAIS INFORMAÇÕES MAIS SOBRE O MÊS NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES E A 17ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. LINK: https://snct.mcti.gov.br/


registrado em: