Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2020 > 09 > Estudantes de Música são aprovados em processo seletivo da UFPB

Estudantes de Música são aprovados em processo seletivo da UFPB

Estudantes do curso de Instrumento Musical Integrado e Subsequente são aprovados no Bacharelado e na Licenciatura em Música da UFPB.
por publicado: 27/09/2020 23h21 última modificação: 28/09/2020 11h23

O território do Cariri Paraibano, é conhecido como berço da cultura paraibana e brasileira, destacamos alguns dos mestres em suas artes: Flávio José, Ranilson Farias, Walkyria Santos, Nanado Alves, Ilmar Cavalcante, Ezequiel Sóstenes, Bhira Mariano, Osmando Silva, Claudinho de Monteiro, Dejinha de Monteiro, Jansen Filho, Sandra Belê, Miguel Marcondes, Zé Marcolino, o Mestre Pinto do Monteiro, dentre muitos outros.

Para que os novos talentos da música pudessem ter uma formação profissional o IFPB campus Monteiro oferta o curso de Instrumento Musical Integrado e Subsequente que vem desde 2011 (integrado) e 2018 (subsequente) se destacando com estudantes sendo aprovados em diversos concursos e universidades.

Agora em 2020, três estudantes foram aprovados no Processo Seletivo de Conhecimento Específico da UFPB: VITOR DO NASCIMENTO (Bacharelado), THOMAS ALISSON e ABDIEL LUCAS (Licenciatura). Eles contaram um pouco de sua trajetória do IFPB até esse momento nas suas vidas:

Vitor do Nascimento.png "Olá sou o Vitor do Nascimento, tenho 27 anos, aluno do curso de Instrumento Musical Subsequente ao Ensino Médio IFPB campus Monteiro. Ingressei na área musical aos 12 anos permanecendo até os 15. No início do ano de 2009 fui morar em São Paulo para estudar e participar de um projeto de menor aprendiz em uma multinacional, com isso deixei de lado a carreira de músico, depois de 8 anos tentei voltar a estudar música com professor particular mais devido as viagens de trabalho era impossível ter uma constância nos estudos mas sempre que possível levava comigo meu trompete para soprar escalas e alguns trechos musicais… Algo bem simples… Em fevereiro de 2019 resolvi que a música deveria voltar a fazer parte da minha vida de forma mais intensa, consegui uma vaga para estudar música no Instituto Anelo em Campinas-SP, mas também devido aos trabalhos meu tempo de estudo era muito limitado e sempre tarde da noite… Em conversa com meus amigos de Serra Branca fiquei sabendo do curso de música do IFPB, aí sim veio a decisão que esse era meu caminho, fiz o processo seletivo e fui aprovado. Tracei alguns objetivos e diariamente com a ajuda dos professores fui estudando e cada vez me identificando, um dos objetivos que tracei era fazer um curso de graduação em Música, e tive a oportunidade de fazer o processo seletivo da UFPB e ser aprovado. Gostaria de agradecer ao professores e principalmente ao Prof. Marlon por ter me mostrado esse caminho e ter me direcionado da melhor forma possível, esse curso do IF é de extrema importância para todos que querem seguir a carreira na área musical, Obrigado aos meus pais, minha namorada e todos meus amigos que me apoiam nessa trajetória."

Vitor do Nascimento (2).jpg“Aos nove dez anos de idade iniciei meus estudos na música através da banda de música de minha cidade,  pouco tempo depois colegas e professores me falaram sobre o IF que tinha o curso técnico de música então fiz minha inscrição e consegui entrar na instituição pra o curso técnico integrado em Instrumento Musical onde foi muito valioso para mim, aprendi muito, me desenvolvi, entrei em projetos, participei de eventos que foram possíveis através do IF,  hoje consegui ser aprovado no curso de Licenciatura em Música. Agradeço a instituição e aos professores que dela fazem parte.”

Vitor do Nascimento (3).jpgOlá, chamo-me Abdiel Lucas, sou guitarrista e trabalho profissionalmente com música há dois anos. O meu primeiro contato com a guitarra foi em 2013, mas comecei tendo aulas de violão com o professor Josemilson Cavalcante, posteriormente prossegui os estudos como autodidata até o ano de 2018, quando ingressei no Curso Subsequente de Instrumento Musical do IFPB — Campus Monteiro. Este curso, foi muito importante para mim, pois consegui aprimorar os meus conhecimentos musicais e preparar-me para à realização da prova de música da UFPB graças à dedicação dos professores e de toda estrutura oferecida pelo campus, como à disponibilização de materiais didáticos, instrumentos, um local dedicado para o estudo da prática instrumental e outros benefícios. Além disso, participei de algumas festividades que foram fundamentais para o meu crescimento musical, como o ENEX e a Tear, nesses eventos fiz parte da banda base do campus, colocando em ação todo o conhecimento adquirido nas aulas práticas e teóricas. Após o fim das aulas, segui com a ajuda do meu professor de instrumento, Christian Weik, o mesmo auxiliou-me até o dia da realização da prova. Hoje inicia-se uma nova etapa na minha vida e agradeço à toda equipe do IFPB — Campus Monteiro pela oportunidade que me foi dada, pois, o curso subsequente de instrumento musical foi de extrema importância para a minha aprovação na UFPB.

O curso de Instrumento Musical Subsequente do IFPB campus Monteiro oferta 20 vagas e está com o seu Processo Seletivo 2020.2 aberto para estudantes que já terminaram o Ensino Médio estão no 3º ano, o seleção é feita pelo histórico escolar ou nota do Enem, acesse o portal do estudante através do endereço: https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/1/edicao/172/