Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2020 > 03 > Psicólogos do IFPB criam grupo virtual para acolher estudantes

Psicólogos do IFPB criam grupo virtual para acolher estudantes

Objetivo é dar suporte emocional nesse tempo de isolamento social. Lançamento será dia 30
por publicado: 28/03/2020 11h26 última modificação: 28/03/2020 11h27

Como forma de dar suporte à saúde mental dos estudantes durante o período de distanciamento social necessário para conter a pandemia do Covid-19, uma equipe de psicólogos do IFPB criou o grupo virtual “Há Braços”. O objetivo é se manter próximo dos estudantes que precisam de apoio e fortalecimento nesse momento atípico de crise.

“Diante desse momento de confinamento, as pessoas e os discentes mudaram bruscamente sua rotina.  Agora, elas precisam saber desacelerar e parar para cuidar deles mesmos com bons hábitos e pensamentos em prol da sáude mental”, explica a Psicóloga e Assistente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB, Ana Carolina Simões.

A psicóloga esclarece ainda que o grupo não é uma psicoterapia online, mas funciona como forma de dar um suporte emocional, contribuindo para aliviar o sentimento de isolamento, amenizando angustias e dando qualidade de vida. “A intenção desse projeto é justamente dar esse apoio, uma orientação sobre como agir nesse cenário, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus. Portanto, parte dos Psicólogos do IFPB em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis decidiu acolher os discentes visando a prevenção e a promoção da Saúde mental”, disse Ana Carolina Simões.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, considera que é uma iniciativa louvável e importante tendo em vista o cenário de incertezas e dificuldades que o mundo atravessa, o que pode levar a situações de estresse, ansiedade e depressão em muitos estudantes. “Essa iniciativa tem o objetivo de estabelecer um diálogo com os estudantes, por meio de ferramentas eletrônicas, para dar um suporte e apoio emocional nesse momento delicado. Parabenizamos a todos os envolvidos nesse projeto e esperamos que os discentes se sintam amparados e tenham todo o suporte necessário do ponto de vista emocional”, declarou o professor Macedo.

O grupo receberá interações por meio do whatsapp e o lançamento oficial será nesta segunda-feira (30) por meio do  instagram do projeto @habracospsi. Toda a comunidade estudantil (alunos do técnico integrado, subsequente e de curso superior de quaisquer dos campi da instituição) podem participar. O grupo será administrado por psicólogos dos  campi do IFPB

Confira abaixo a mensagem de apoio dos psicólogos:

Sim, ainda "há braços"
dispostos para a luta,
para remar nas marés
de qualquer mar e
para receber outros
braços

"Há braços", principalmente
para a alegria dos nossos
abraços. Sempre.

Edna Lopes

Siga-nos no instagram (@habracospsi) e apoie essa ideia!