Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2019 > 04 > Campus Monteiro realiza mutirão de atendimento aos alunos para prática de atividade física

Noticia

Campus Monteiro realiza mutirão de atendimento aos alunos para prática de atividade física

Alunos realizaram exames médicos e responderam um questionário denominado PAR-Q
por publicado: 30/04/2019 08h17 última modificação: 30/04/2019 08h17

O principal objetivo do PAR-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde da pessoa que tenciona fazer exercício físico. Assim, com um detalhamento do histórico de saúde da pessoa, esta passa a estar apta a praticar as atividades físicas adequadas para a sua condição.

A prática de exercícios físicos é de extrema importância, mas é necessário cautela a fim de evitar riscos à saúde devido à falta de avaliação prévia. A prática de atividade física vem sendo usada como aliada para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, pois auxilia na movimentação do corpo e promove o consumo de energia de forma equilibrada, mantendo o corpo e a mente em atividade. Neste sentido, torna-se necessária uma padronização na triagem de praticantes de academia a fim de reduzir ao máximo o risco de morte súbita e outras morbidades associadas ao exercício físico.

Constituindo em: preenchimento do questionário PAR-Q, anamnese, exame físico completo. Na anamnese, além da identificação e antecedentes pessoais e familiares, foram desenvolvidas questões específicas dirigidas a identificação de fatores de risco cardiovascular.

O exame físico é constituído por: aferição da frequência cardíaca, pressão arterial, ausculta cardiopulmonar, exame abdominal, palpação de pulsos radiais e pediosos. Foram realizadas medidas antropométricas (peso, altura e aferição da circunferência abdominal) bem como avaliação postural. Utilizou-se uma balança digital e fita métrica graduada em centímetros. A pressão arterial foi aferida em posição sentada, no membro superior direito, com esfigmomanômetro e estetoscópio.

Diante da necessidade dos alunos em participarem da pratica de atividade física e tendo em vista a minimização do tempo, o campus Monteiro está realizando um mutirão de atendimento dos alunos para pratica de atividade física. Após realização dos exames solicitados pelo setor de saúde, sendo obrigatório para a prática de atividade o eletrocardiograma e ter o aluno submetido o preenchido do PAR-Q e enviado ao SUAP, alunos estão sendo avaliados pelo setor de saúde do campus.

-Durante a avaliação a equipe de saúde encaminhou alguns alunos para a rede municipal de saúde do município:

Exemplo:

- Alunos com IMC em obesidade, alunos com IMC baixo peso ideal;

-Alunos que necessitam de uma avaliação mais precisam de um profissional Cardiologista, para atestar a aptidão e o grau de gravidade e comprometimento;

-Adolescentes que praticam musculação e fazem uso de suplementação sem terem tido uma avaliação prévia de um profissional;

-Grande número de alunos sedentários; Adolescentes apresentaram alta prevalência de hábitos de vida não saudáveis;

-Alunos com hábitos de vida não saudáveis: alimentares e repouso comprometido;

-Alunos com queixa de ansiedade;

Durante atendimento, os profissionais do Campus Monteiro, Lucivaldo Alves, técnico em Enfermagem e a médica Marcela Pinto, perceberam a falta de informação dos alunos quanto à importância da alimentação e hábitos de vida saudáveis como: Sono e repouso, caminhada, vida social preservada.  “Foi orientado à necessidade do indivíduo que pratica atividade física precisando entender o conceito básico de comer antes e depois do exercício físico para prevenir alguns efeitos indesejados tais como hipoglicemia, tontura, fadiga e entre outros sintomas que interferem no desempenho das aulas pratica e no desempenho escolar”, finalizou Lucivaldo Alves.

registrado em: