Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 06 > Monteiro comemora 145 anos

Monteiro comemora 145 anos

IFPB Campus Monteiro parabeniza o Município de Monteiro pelos 145 anos de emancipação política

Campus Monteiro parabeniza o município de Monteiro pelos 145 anos de emancipação política
publicado: 28/06/2017 11h31 última modificação: 29/06/2017 16h51

No final do século XVIII, Custódio Alves Martins, João Pereira de Melo e outros, estabeleceram fazendas de criação de gado, no local onde se ergueu o município de Monteiro. Em 1800, Manuel Monteiro do Nascimento e sua mulher desmembraram, de sua Fazenda Lagoa do Periperi, meia légua de terra em quadro, para constituir o patrimônio da capela de Nossa Senhora das Dores, por eles edificada no pátio de sua propriedade, distante 300 metros da margem do rio do Meio. A fertilidade do solo atraiu muitos habitantes e, em pouco tempo, havia ali um povoado que, em 1840, já trocara a denominação de Lagoa de Periperi pela de Povoação da Lagoa. Posteriormente, em homenagem ao seu fundador, recebeu o nome de Alagoa do Monteiro.

O distrito de Alagoa do Monteiro foi criado em 1865 e o Município, em 1872, com território desmembrado de São João do Cariri. A instalação se deu no ano seguinte. Em 1921, Alagoa do Monteiro recebeu foros de Cidade, passando a chamar-se, simplesmente, Monteiro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2016 sua população era estimada em 33.039 habitantes. Limita-se ao Norte com o município de Prata (PB); Oeste, com Sertânia, Iguaraci e Tuparetama (PE); ao Sul, com São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê (PB); e, ao Leste, com Camalaú e Sumé (PB).

Conhecida como “Princesa do Cariri” o município de Monteiro se destaca no território do cariri ocidental, formado ainda pelos municípios de Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá, Zabelê, como centro de cultura e desenvolvimento regional. Segundo o Atlas Brasil 2013, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Monteiro ocupa o 19º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado da Paraíba.

Na Educação o município de Monteiro é destaque com a implantação de dois centros de grande porte o IFPB e a UEPB, além de escolas estaduais e municipais que se destacam pela formação intelectual de seus habitantes.

Monteiro também é a porta de entrada das águas do “Velho Chico” na Paraíba, fato de fez a cidade receber em menos de 10 dias três Presidentes da República.

No turismo cultural, a literatura de cordel, que também se fez berço de escritores e poetas que encantam os turistas com suas prosas e versos, bem como de outros artistas populares locais e titulados cidadãos monteirenses, com os acordes de sanfona e da viola e da sonoridade rústica do pífano, como Pinto do Monteiro e Zabé da Loca (Blog Paraíba Total).

Zabé da Loca

A cidade berço de artistas e compositores tem os festejos juninos como incentivo ao turismo, economia local e momento de reencontro de filhos da terra que visitam a cidade  nesse período. Hoje a cidade comemora seus 145 anos com os Shows de Eliane e da banda local Magníficos, encerrando as festividades.

A comunidade do IFPB campus Monteiro, servidores e estudantes, parabeniza o município de Monteiro pelos seus 145 anos de emancipação política.