Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 11 > "Novembro musical" inicia no Teatro Jansen Filho

"Novembro musical" inicia no Teatro Jansen Filho

Banda Sinfônica “José Siqueira” e O Sexteto Tabajara se apresentam no Teatro

O projeto “Novembro Musical” foi idealizado por alunos do Curso de Instrumento Musical do IFPB Campus Monteiro.
publicado: 10/11/2016 19h00 última modificação: 11/11/2016 18h41

Na última terça-feira (08/11/2016), a Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB e o Sexteto Tabajara se apresentaram no Teatro Jansen Filho, no Projeto "Novembro Musical" na cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano.

O projeto “Novembro Musical” foi idealizado por alunos do Curso de Instrumento Musical do IFPB Campus Monteiro. O evento será realizado em três momento, sendo elas, dia 08, 15 e 22 de novembro de 2016.

Dentre as atividades, haverá a realização de concertos e palestras com diversos grupos convidados. Os mesmos serão realizados no Teatro Jansen Filho e na Praça João Pessoa. O evento é gratuito.

De acordo com a organização, este projeto tem como objetivo realizar intercâmbios com diversos grupos musicais tanto da região do Cariri paraibano quanto de outras localidades. Como também, buscam comemorar durante todo o mês, as festividades referentes ao dia 22 de Novembro, que é uma data comemorativa ao dia da música.

Os grupos que irão se apresentar nos dias 15 e 22 de novembro serão divulgados ao longo do mês pela equipe organizadora.

A comissão organizadora do evento é formada por: Eduarda Costa, Maria Eduarda, Marlon Barros e Cyran Costa.

Um pouco sobre os grupos que se apresentarão na terça-feira (8):

Banda Sinfônica “José Siqueira”, criada em 1986 no Departamento de Música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Seus integrantes são estudantes dos cursos (Bacharelado, Licenciatura e Extensão) do Departamento de Música da UFPB e da Escola de Música “Anthenor Navarro”. A Banda Sinfônica leva o nome do paraibano José Siqueira, natural de Conceição – no Sertão da Paraíba, que foi professor de Harmonia da Escola de Música do Instituto Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro fundador da Academia Brasileira de Música e da Academia Brasileira de Artes. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica. Coordena a Banda, desde a sua fundação, o professor Sandoval Moreno de Oliveira.

O Sexteto Tabajara é um grupo de câmara fundado em junho de 2014 com o objetivo de desenvolver trabalhos voltados à exploração do repertório de música brasileira para quintetos de metais e percussão. O grupo vem se apresentando continuamente em diversos eventos nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com um repertório voltado para a pesquisa/interpretação de obras inéditas, sejam essas de compositores desconhecidos como também de mestres já consagrados, o grupo busca realizar a divulgação dos mesmos, principalmente os trabalhos voltados à música que se utilizam de elementos da cultura brasileira. Recentemente os grupo se apresentou nas programações do projeto “Banda na Academia” da UFPB, Mostra Canavial de Música Instrumental, Projeto Som da Mata do SESC-Goiana-PE, Encontro Pernambucano de Metais (UFPE), 8ª Mostra de Música Leão do Norte realizado no Sesc Garanhus-PE, 3º Encontro Norte Riograndense de Trompetistas (UFRN), Festival Internacional de Música de Campina Grande-PB, entre outros.  Trompetistas: Emanoel Barros e Estêvão Gomes; Trombone: Marlon Barros; Trompa: Lucas Ângelo; Tuba: Gilvan Pereira (Novo); Bateria e Percussão: Marcelo Lucena.