Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Semana de Ciência e Tecnologia movimenta os campi Santa Rita, Itabaiana e Campina Grande

Noticia

Semana de Ciência e Tecnologia movimenta os campi Santa Rita, Itabaiana e Campina Grande

Eventos têm como ponto de partida temática a alimentação. Atividades ocorrem de 25 a 27 de outubro. Em João Pessoa, evento será em novembro
por publicado: 21/10/2016 18h51 última modificação: 21/10/2016 18h56

Em todo o país, desde 2004, sob a coordenação do atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), realiza-se a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Por meio de uma linguagem simples e acessível, buscam-se meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a debater sobre as implicações sociais da Ciência de forma a aprofundarem seus conhecimentos sobre a temática, especialmente os jovens.

Como 2016 foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas o Ano Internacional das Leguminosas (AIL), o tema escolhido foi: “Ciência Alimentando o Brasil”. A ideia é debater sobre o papel da ciência nas melhorias da qualidade da alimentação do brasileiro. O foco principal do evento será o debate sobre a qualidade e o preço dos alimentos que chegam até os consumidores do país.

O Instituto Federal da Paraíba promoverá eventos articulados com a programação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 25 a 27 de outubro. Ocorrerão eventos em quatro campis do IFPB: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Itabaiana.

No Campus Itabaiana do IFPB, a I Semana de Tecnologia, Esporte, Ciência e Cultura (Semantec) tem o objetivo de despertar a criatividade, incentivar a expressão artística e descobrir novos talentos. O tema do evento é “Você tem fome de que? Ciência alimentando o Brasil”. Durante os três dias de evento, serão realizadas diversas atividades com a participação da comunidade acadêmica e dos moradores da região.

A abertura da Semantec ocorrerá no dia 25, às 8h, na Câmara Municipal de Itabaiana, onde haverá apresentação cultural e palestra sobre Segurança Alimentar com o professor Giuseppe Cavalcanti e a palestra do poeta, músico e declamador Jessier Quirino programada para as 10h30. O evento conta ainda com a realização de minicursos, competições de xadrez e tênis de mesa, Competição de Robótica e mostra de trabalhos de pesquisa e extensão. Acesse a programação completa. O Campus Itabaiana promove também o concurso fotográfico “Itabaiana aos meus olhos”. A inscrição foi voltada para alunos do campus e moradores da cidade.

SANTA RITA.pngNo Campus Santa Rita, teremos a I Semana de Educação Ciência e Tecnologia (Secitec) com a temática "Ciência Alimentando Educação Inovadora". Paralelo a este evento, teremos a I Semana de Saúde e Segurança do Trabalho (Sesast). O objetivo é disseminar os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e de doenças do trabalho e dar visibilidade às boas práticas adotadas durante o processo ensino-aprendizagem, sobretudo durante as visitas técnicas.

Os eventos contam com palestras, oficinas, minicursos, mesa redonda e apresentações culturais. Clique aqui para ver programação do eventoAs inscrições podem ser feitas nesse link

Campina.jpegJá no Campus Campina Grande, ocorrerá a Semana de Ciência e Tecnologia 2016. As oficinas e palestras abordarão o tema alimentos. O público poderá conhecer, por meio de uma palestra, a permacultura, sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza, haverá também uma oficina de hortas e jardins verticais comestíveis. A programação completa do evento pode ser consultada nesse linkParalelo ao evento, haverá as Semanas de Teleinformática, Ensino de Matemática, Construção de Edifícios, Petróleo e Gás, além de uma vasta programação cultural.

JP.jpeg

No Campus João Pessoa, a XI Semana de Ciência e Tecnologia só vai ser realizada entre os dias 23 e 26 de novembro, com a temática “A ciência e a tecnologia alimentando a educação: interface de saberes”. Mas inscrições já estão abertas até o dia 23 de outubro. Clique aqui e veja como inscrever a proposta.

Com uma programação bem variada, a Semana contará com apresentação e mostras de trabalhos científicos e tecnológicos, envolvendo os programas e projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação do campus (Pibict, Pibit, Probext, Editais Copex IFPB Campus João Pessoa), além de oficinas, minicursos, competições, exposições e apresentações culturais. 

Serão ao todo dez atividades que irão compor a SCT: A Mostra de Arte, Cultura e Design; Click da SCT; Empreendimentos Sociais; Mostra de Extensão e Produção Científica; Mesas Redondas; Minicursos; Oficinas; Palestras; Troca de Livros e Vitrine de Profissões.

Os interessados deverão consultar as regras estabelecidas no regulamento disponibilizado em cada sub-evento. Estudantes do Campus João Pessoa e de outros campi do IFPB ainda podem se inscrever como voluntários do evento, através desse link. O evento destina-se ao público em geral e envolve o corpo discente e servidores do Instituto, assim como, empresas e pessoas da comunidade.

Edição: DGCOM