Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Rádio 98,9 FM inicia construção de acervo musical nordestino

Noticia

Rádio 98,9 FM inicia construção de acervo musical nordestino

Ação é uma das etapas para elaborar a programação da emissora pública. Veja como os artistas podem enviar músicas
por Clébio Melo publicado: 29/03/2022 13h56 última modificação: 31/03/2022 14h21
Arte: Alan Leonardo Emissora pública do IFPB inicia a construção de acervo com músicas locais e regionais

Emissora pública do IFPB inicia a construção de acervo com músicas locais e regionais

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) abriu chamada pública simplificada de fluxo contínuo para o recebimento de músicas para a construção de acervo musical da nova emissora de rádio de Campina Grande - PB. A 98,9 FM é uma emissora pública educativa de concessão do IFPB. Atualmente, o canal está em fase experimental.

Compositores, artistas e demais titulares nordestinos de músicas poderão enviar material audiofônico por meio de formulário eletrônico, presencialmente na recepção do IFPB campus Campina Grande ou por meio de correspondência. Nessas duas últimas situações, é necessário, além da mídia com as músicas, o envio ou a entrega de um termo preenchido e assinado. O documento está disponível no fim desta notícia.

O material deve ser remetido ao setor ASCOM-CG. O endereço do campus é o seguinte: R. Tranquilino Coelho Lemos, 671 - Bairro Dinamérica, Campina Grande - PB, CEP: 58432-300. Cada arquivo de música deverá conter o máximo possível de metadados (informações incluídas nos arquivos de áudio usados para identificar, rotular e apresentar o conteúdo do áudio). O IFPB ficará de posse da mídia entregue ou enviada. 

A ação atende ao disposto na Portaria nº 4.335, do Ministério das Comunicações, sobre serviços de radiodifusão educativa. Um dos artigos do documento orienta que as emissoras devem dar preferência à produção local e regional na promoção da cultura.

O IFPB campus Campina Grande iniciou, recentemente, um processo interno com o intuito de remunerar os artistas por meio do Ecad (Escritório Central de Arrecadação). Enquanto o processo tramita, os interessados em ter suas obras executadas na nova emissora deverão preencher termo de concessão dos direitos autorais para utilização gratuita pelo IFPB.

A seleção da programação será discutida por um Comitê gestor temporário, que propõe criar um Conselho Curador para gerir o conteúdo veiculado na emissora. Perguntas relacionadas à 98,9 FM deverão ser enviadas por e-mail, para o endereço contato98.9fm@ifpb.edu.br .

 

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande