Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > PRPIPG lança edital para selecionar propostas de Oficinas 4.0. nos campi

Noticia

PRPIPG lança edital para selecionar propostas de Oficinas 4.0. nos campi

Diretoria de Inovação Tecnológica esclarece projeto que prevê capacitações e parceria com setor produtivo
por Ana Carolina Abiahy publicado: 08/07/2020 15h27 última modificação: 14/07/2020 14h33

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do IFPB publicou um edital de seleção interna de propostas de Oficinas 4.0. que fazem parte de uma chamada nacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O edital de apoio à implementação das oficinas 4.0. prevê uma ampla capacitação de estudantes e servidores na solução de problemas enfrentados pelo setor produtivo.

O edital interno do IFPB está aberto para que cada campus envie apenas uma proposta. A PRPIPG, por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), selecionará apenas uma proposta do IFPB a ser enviada para a seletiva nacional a cargo do IFES, que deve escolher 15 iniciativas no país para terem acesso aos recursos da Setec/MEC. No IFPB, a inscrição das propostas deve ser feita de 14 de julho a 9 de agosto.

Conforme lembra o diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, essas propostas estão relacionadas a outro edital anterior lançado pela PRPIPG que prospectava dentro do setor produtivo problemas a serem solucionados. A ideia é que a equipe que pode vir a ser escolhida no edital de apoio à implementação das Oficinas 4.0. trabalhe na solução da demanda enviada pelos parceiros do setor produtivo, que podem ser da área pública, privada ou organizações da sociedade civil.

“Temos duas macro-ações com esse projeto: uma é a solução das demandas criadas pelo setor produtivo e o outro é capacitação geral dos estudantes e servidores na área de inovação tecnológica. Aqui no IFPB, nós ampliamos para que não só a equipe envolvida com a implementação da Oficina 4.0. participe das capacitações, mas que eles possam repassar tudo isso a outros estudantes, professores e técnicos interessados”, comentou Maxwell.

De acordo com Maxwell, seguindo as normas do edital nacional, é preciso que o coordenador tenha experiencia de pelo menos dois anos com inovação tecnológica ligada ao setor produtivo. O volume de recursos destinados a cada proposta selecionada pelo IFES é de R$ 216 mil a serem aplicados durante 10 meses.

Esse valor deve ser aplicado em material de consumo, equipamentos e bolsas. O ideal é que a proposta contemple estudantes de diferentes modalidades de ensino. Entre as várias temáticas a serem trabalhadas nas oficinas estão Realidade Virtual, Robótica, Pensamento e Visão Computacional. O projeto pretende ainda estimular a criação de patentes.

Acesse aqui o Edital e os anexos. 

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCOM / Arte: PRPIPG 

registrado em: