Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Programa Jovem Aprendiz vem ofertando experiências positivas

Noticia

Programa Jovem Aprendiz vem ofertando experiências positivas

Balanço da coordenação de estágio da Reitoria aponta avanços no programa
por Patrícia Nogueira publicado: 29/12/2021 12h08 última modificação: 29/12/2021 12h08

O Programa Jovem Aprendiz no IFPB já vem comemorando seus primeiros avanços. De acordo com balanço realizado pela Coordenação de Estágio da Reitoria 26 estudantes estão atualmente contratados no programa.

O cadastro dos cursos e campi no programa Jovem Aprendiz teve início em 2020, mas com a pandemia o trabalho foi efetivado em 2021, com a validação de todos os cursos no Ministério da Economia.

“Com isso, temos 26 vidas impactadas positivamente através de mais uma oportunidade de inclusão no mercado de trabalho”, comemorou a Coordenadora de Estágio da Reitoria, Glauciene Santana. A expectativa da gestora é que em 2022 esses números cresçam, uma vez que a economia está retomando, possibilitando novas contratações.

A coordenação vem realizando contatos com as empresas para captação de novas oportunidades. Do total de 26 estudantes contratados, 05 são do Campus Pedras de Fogo, 03 do Campus Sousa, 02 de Santa Rita, 13 do Campus João Pessoa e 03 de Campina Grande.

O aluno do Curso Técnico em Informática do Campus João Pessoa, Carlos André Martins, foi contratado recentemente e relatou um pouco da sua experiência: “Ter me candidatado a vaga no jovem aprendiz foi uma decisão muito acertada. É uma grande responsabilidade trabalhar e estudar, e isso vem possibilitando minha evolução como pessoa e como profissional”, definiu o estudante que está há dois meses contratado.

O sonho de ser um jovem aprendiz foi o que motivou o estudante Luiz Carlos Gomes da Silva é estudante do curso de Agroindústria no Campus Sousa. Ele contou que a experiência na empresa tem sido fundamental para dar a certeza de que está na área certa. “O jovem aprendiz está me possibilitando uma experiência profissional com carteira assinada e está me fazendo ter a certeza que é essa área que eu quero para minha vida”, disse.

Já Géssia Teles do curso de edificações do Campus João Pessoa falou que sonha em permanecer na área e fazer um curso superior: “É uma grande oportunidade que surgiu na hora certa. Está sendo a minha primeira experiência profissional e estou aprendendo muito”, disse a estudante do Curso de Edificações do Campus João Pessoa. Ela sonha em continuar na empresa onde está e atuar como técnica após se formar e futuramente fazer um curso superior na área.